Uma pesquisa nacional do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record, e divulgada na segunda (1), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão tecnicamente empatados em um cenário estimulado para a eleição presidencial de 2026.
Segundo o levantamento, Lula tem 42% das intenções de voto, contra 40% de Tarcísio. A diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, o que configura empate técnico. A pesquisa ouviu 2.500 eleitores entre os dias 28 e 30 de agosto e tem nível de confiança de 95%.
Lula e Tarcísio empatados: Cenário de Lula x Bolsonaro
Em uma simulação direta entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), o empate é absoluto: 43% para cada um. O ex-presidente tem melhor desempenho entre homens (50%), eleitores do Sul (57%) e pessoas com ensino superior (50%). Já Lula se sai melhor entre mulheres (49%), nordestinos (54%) e eleitores com até o ensino fundamental (48%).
Cenário com Michele Bolsonaro
O estudo também testou um cenário em que Lula enfrenta Michele Bolsonaro (PL). O petista soma 43% das intenções de voto, contra 37% da ex-primeira-dama.
Outros cenários simulados: Haddad e Temer empatados
Nos cenários com Ratinho Jr. (PSD) e Eduardo Leite (PSD), Lula aparece com vantagem: 45% das intenções de voto, contra 21% e 17%, respectivamente.
Quando o nome de Michel Temer (MDB) é incluído, o atual presidente lidera com 42%, seguido por Bolsonaro (39%) e Temer (11%).
Já em uma disputa sem Lula, Fernando Haddad (PT) e Temer aparecem tecnicamente empatados, com 22% e 20%, enquanto Romeu Zema (Novo) soma 14%.
Potencial de voto
Na análise sobre potencial de voto, Lula tem 25% de eleitores que declaram voto certo, 23% que poderiam votar e 39% que rejeitam totalmente o petista. Bolsonaro tem 22% de voto certo, 26% de eleitores que poderiam votar e 40% de rejeição definitiva.
Entre os nomes alternativos, Tarcísio de Freitas se destaca, com 38% de eleitores dispostos a considerar voto nele.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Lula aparece com 29%, Bolsonaro com 21% e Tarcísio de Freitas com 3%. Ciro Gomes (PDT) e Michele Bolsonaro registram 1% cada. Outros nomes somam 11%, votos brancos ou nulos 7% e 29% não souberam ou não responderam.
Leia também:
- Lula amplia vantagem em cenário contra Tarcísio; maioria acha que nem ele nem Bolsonaro deveriam concorrer
- Pesquisa aponta que 75% dos brasileiros consideram tarifaço uma questão política
- Brasil lidera ranking dos países mais afetados por tarifas de Trump
- Trump impõe tarifa de 50% sobre o Brasil, com exceções