Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Lula amplia vantagem em cenário contra Tarcísio; maioria acha que nem ele nem Bolsonaro deveriam concorrer

Lula amplia vantagem em cenário contra Tarcísio; maioria acha que nem ele nem Bolsonaro deveriam concorrer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno para a disputa presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno para a disputa presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Pesquisa aponta que Lula retoma vantagem sobre Tarcísio

Em julho, Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, apareciam em empate técnico no limite da margem de erro. Agora, o presidente abriu oito pontos de vantagem: 43% a 35% em eventual segundo turno.

O petista também supera os demais possíveis concorrentes em eventual 2º turno: Jair Bolsonaro (47% a 35%), Michelle Bolsonaro (47% a 34%), Ratinho Júnior (44% a 34%), Eduardo Leite (46% a 30%), Eduardo Bolsonaro (47% a 32%), Romeu Zema (46% a 32%), Ronaldo Caiado (47% a 31%) e Flávio Bolsonaro (48% a 32%).

Cenários de 1º turno

Nos cinco cenários de primeiro turno testados pela Quaest, Lula aparece sempre à frente. Se disputando contra Jair Bolsonaro, por exemplo, o petista teria 34%, contra 28% do ex-presidente. Nos demais recortes, a vantagem também é expressiva diante de Michelle Bolsonaro (35% contra 21%), Tarcísio de Freitas (35% contra 17%) e Eduardo Bolsonaro (34% contra 15%).

Ciro Gomes (PDT), mesmo sem confirmar se será candidato, aparece em todos os cenários testados, com índices que variam de 8% a 11%. Outros nomes, como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), não passam de 10%.

Publicidade
Publicidade

Eleitores resistem à candidatura de Lula e Bolsonaro

Apesar da liderança nas pesquisas, a maioria dos eleitores segue contrária à reeleição de Lula. Segundo o levantamento, 58% acreditam que o presidente não deveria se candidatar em 2026 — percentual estável em relação a julho, mas menor do que os 66% registrados em junho. Apenas 39% defendem que ele dispute novamente.

No caso de Bolsonaro, 65% acham que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome, contra 26% que defendem sua manutenção na disputa, mesmo inelegível no momento.

Alternativas da direita

Com o enfraquecimento da possibilidade de candidatura de Bolsonaro, a pesquisa perguntou quem deveria ser o representante da direita em 2026. Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas aparecem tecnicamente empatados, com 16% e 14%, respectivamente. Ratinho Júnior tem 10%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) aparece com 6%. Outros nomes, como Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, registram entre 3% e 5%.

Medo de Lula ou Bolsonaro?

O levantamento também aferiu a percepção dos eleitores sobre os riscos de cada liderança. Para 47%, o maior medo é a volta de Bolsonaro à Presidência. Já 39% dizem temer a continuidade de Lula no poder. Outros 8% afirmaram ter medo dos dois, enquanto 2% declararam não temer nenhum dos dois cenários.