Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula amplia vantagem em cenário contra Tarcísio; maioria acha que nem ele nem Bolsonaro deveriam concorrer

Lula amplia vantagem em cenário contra Tarcísio; maioria acha que nem ele nem Bolsonaro deveriam concorrer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno para a disputa presidencial de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Pesquisa aponta que Lula retoma vantagem sobre Tarcísio

Em julho, Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, apareciam em empate técnico no limite da margem de erro. Agora, o presidente abriu oito pontos de vantagem: 43% a 35% em eventual segundo turno.

O petista também supera os demais possíveis concorrentes em eventual 2º turno: Jair Bolsonaro (47% a 35%), Michelle Bolsonaro (47% a 34%), Ratinho Júnior (44% a 34%), Eduardo Leite (46% a 30%), Eduardo Bolsonaro (47% a 32%), Romeu Zema (46% a 32%), Ronaldo Caiado (47% a 31%) e Flávio Bolsonaro (48% a 32%).

Cenários de 1º turno

Nos cinco cenários de primeiro turno testados pela Quaest, Lula aparece sempre à frente. Se disputando contra Jair Bolsonaro, por exemplo, o petista teria 34%, contra 28% do ex-presidente. Nos demais recortes, a vantagem também é expressiva diante de Michelle Bolsonaro (35% contra 21%), Tarcísio de Freitas (35% contra 17%) e Eduardo Bolsonaro (34% contra 15%).

Ciro Gomes (PDT), mesmo sem confirmar se será candidato, aparece em todos os cenários testados, com índices que variam de 8% a 11%. Outros nomes, como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), não passam de 10%.

Publicidade
Publicidade

Eleitores resistem à candidatura de Lula e Bolsonaro

Apesar da liderança nas pesquisas, a maioria dos eleitores segue contrária à reeleição de Lula. Segundo o levantamento, 58% acreditam que o presidente não deveria se candidatar em 2026 — percentual estável em relação a julho, mas menor do que os 66% registrados em junho. Apenas 39% defendem que ele dispute novamente.

No caso de Bolsonaro, 65% acham que ele deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome, contra 26% que defendem sua manutenção na disputa, mesmo inelegível no momento.

Alternativas da direita

Com o enfraquecimento da possibilidade de candidatura de Bolsonaro, a pesquisa perguntou quem deveria ser o representante da direita em 2026. Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas aparecem tecnicamente empatados, com 16% e 14%, respectivamente. Ratinho Júnior tem 10%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) aparece com 6%. Outros nomes, como Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, registram entre 3% e 5%.

Medo de Lula ou Bolsonaro?

O levantamento também aferiu a percepção dos eleitores sobre os riscos de cada liderança. Para 47%, o maior medo é a volta de Bolsonaro à Presidência. Já 39% dizem temer a continuidade de Lula no poder. Outros 8% afirmaram ter medo dos dois, enquanto 2% declararam não temer nenhum dos dois cenários.