Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Hugo Motta no Macro Day diz que pretende votar isenção do IR na próxima semana

Hugo Motta no Macro Day diz que pretende votar isenção do IR na próxima semana

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou no Macro Day, realizado nesta segunda-feira (22) pelo BTG Pactual (BPAC11), que pretende levar o projeto da ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) à votação na próxima semana. Segundo ele, os parlamentares já precificaram o trabalho da comissão especial de forma que será possível apreciar o tema em plenário.

“Entendo que essa discussão está madura e podemos levar para votação na semana que vem”, afirmou.

Além disso, o presidente da Câmara destacou a necessidade de avançar com pautas prioritárias para o país. Segundo ele, o trabalho no Legislativo tem evoluído, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos anos.

Hugo Motta no Macro Day
Hugo Motta no Macro Day: defesa de pautas importantes. Foto: reprodução

Hugo Motta no Macro Day: Orçamento de 2026 já chegou à Câmara

Motta adiantou também que o projeto de Orçamento do governo federal para 2026 já chegou à Câmara dos Deputados e que nele não constam possíveis aumentos em programas sociais, como o Bolsa Família. O tema vinha sendo ventilado nas últimas semanas no mercado, mas, segundo o presidente da Câmara, caso haja aumento nos gastos sociais, será considerado uma surpresa.

O parlamentar ainda defendeu a inclusão das emendas parlamentares nos gastos públicos. De acordo com ele, essas emendas são um instrumento de fundamental importância para a população dos estados, sobretudo na área da saúde, e não devem ser demonizadas como responsáveis pelo excesso de despesas públicas.

Publicidade
Publicidade

“As emendas têm um papel social fundamental; são um veículo capaz de levar desenvolvimento aos estados e minimizar desigualdades”, acrescentou.

PEC das Prerrogativas e anistia

No evento, o presidente da Câmara também defendeu o avanço de projetos como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas e a proposta de anistia aos acusados nos episódios de 8 de janeiro de 2023.

Sobre a PEC das Prerrogativas, Motta afirmou que a medida busca resgatar direitos assegurados aos deputados pela Constituição Federal de 1988, mas que foram sendo deixados de lado ao longo dos anos.

“Então, a Câmara se sentiu no direito de defender o exercício parlamentar”, comentou.

Ele afirmou ainda que, atualmente, há um ambiente em que deputados acabam respondendo a processos no Judiciário por declarações feitas no plenário ou nas redes sociais. Nesse sentido, a PEC pretende reforçar o livre exercício da atividade parlamentar.

Já sobre o projeto de anistia, Motta afirmou que se trata de uma oportunidade de construir um processo de pacificação do clima político no país, sempre “dentro dos limites legais”.

Para o deputado do Republicanos, a ideia é permitir ao Judiciário reavaliar as penalidades aplicadas, de modo que as cerca de 180 pessoas já condenadas possam cumprir as penas em regime domiciliar.

“A anistia é uma boa saída política para o país”, concluiu.