O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira que o governo estuda reduzir os juros para alguns produtos alimentares no Plano Safra 2025/2026. A proposta foi debatida em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Nós vamos fazer, por exemplo, direcionamentos de taxas de juros. Já que nós não temos um orçamento que pode ter taxas de juros muito atrativas para todo o Plano Safra, em virtude da Selic tão alta, vamos ver o que é importante: arroz, feijão, hortifrutis”, explicou Fávaro.
O objetivo da medida é incentivar a produção e conter a inflação. O governo busca soluções que ajudem a reduzir os preços dos alimentos, beneficiando especialmente a população de baixa renda.
O governo estuda o barateamento de preços dos alimentos, que tiveram impacto significativo na inflação de 2024, fechando o ano em 4,83%. O Palácio do Planalto descartou o tabelamento de preços como solução para reduzir os custos dos alimentos.
Nesta quinta-feira (30), será realizada uma nova reunião com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para aprofundar a discussão. Segundo Fávaro, as medidas serão implementadas de forma gradual e sem soluções intervencionistas.
O ministro também ressaltou que a queda do dólar e a previsão de uma supersafra podem contribuir para a redução dos preços. “O dólar caindo tira o calor sobre os preços dos alimentos. Uma supersafra que se avizinha e com isso vai ter fartura no campo, os preços devem ceder mais um pouco, um novo Plano Safra que estimule a produção”, concluiu.
Leia também:
- Ala do PT propõe taxação de exportações do agronegócio para reduzir preço dos alimentos
- Governo federal estuda programa para alimentos mais baratos
- Regulamentação do vale-refeição e alimentação pode reduzir preço de alimentos, diz Haddad
- Lula cobra ministros para reduzir preços dos alimentos
- 25 metas de Haddad: isenção de IR, supersalários e aposentadoria dos militares na mira
Você leu sobre Governo e Plano Safra. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!