Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Carteira recomendada de ações para outubro: acompanhe análise da EQI Research

Carteira recomendada de ações para outubro: acompanhe análise da EQI Research

A carteira recomendada de ações para outubro da EQI Research traz Sabesp (SBSP3), Banco do Brasil (BBAS3) e PRIO (PRIO3). 

Acompanhe agora as 10 empresas mais bem avaliadas que compõem a carteira. Veja a análise das ações por setor. 

Entenda o cenário macroeconômico no Brasil e no mundo na composição.  

Ambiente macro: cenário de recessão global é o mais provável

O ambiente mundial para renda variável em outubro deve ser caracterizado pela volatilidade mais elevada, incluindo as economias desenvolvidas, aponta o relatório da EQI Research. 

O documento indica um cenário externo complexo, com os bancos centrais dos países desenvolvidos redobrando a luta contra a inflação. 

“A pandemia e a guerra na Ucrânia foram eventos que causaram esse movimento inflacionário. Estamos vendo as taxas mais elevadas dos últimos 50 anos”, ressalta Luis Moran, head da EQI Research. 

O resultado é que este combate à inflação, com juros mais elevados, deve produzir drástico desaquecimento na economia global, com uma recessão cada vez mais provável, indica o relatório.

Brasil: deflação e queda de juros

No Brasil, a perspectiva é melhor, com a deflação de preços de energia acelerando a redução da inflação geral e com o mercado já antecipando juros nominais em queda no primeiro semestre de 2023, mostra a análise. 

“A atividade em 2022 está mais forte que o esperado, com consumo impulsionado pelo ‘Auxílio Brasil’ e deflação”, analisa Moran.

O relatório aponta que o ambiente é mais positivo para empresas com exposição ao mercado interno. 

“Ações ligadas ao consumo, beneficiadas pela perspectiva de queda dos juros nominais no primeiro semestre de 2023, devem continuar com desempenho positivo. Algumas ações podem ser beneficiadas com resultados eleitorais com a privatização em saneamento ou financiamento para ensino superior, por exemplo”, destaca o documento.

Carteira recomendada EQI Research: perspectivas setorial

Entenda a carteira recomendada para outubro na análise por setor. 

Commodities 

Luís Moran lembra que a bolsa brasileira é forte em commodities. De acordo com ele, existem dois setores que, mesmo com uma demanda global enfraquecida, contam com limitações específicas que impedem que o preço caia, como petróleo e agronegócios. 

“No caso do petróleo, os preços internacionais tendem a continuar oscilando em um patamar relativamente elevado do ponto de vista histórico. Já as commodities agrícolas, os grãos, de modo geral, são menos elásticos, e contam com componentes que devem limitar a queda de preços como eventos climáticos e geopolíticos”, indica o head.

Carteira recomendada: análise por setor

Carteira recomendada de ações: tabela com análise por setor EQI Research

Industrial 

“As autopeças devem ter um segundo semestre melhor no Brasil, mas o exterior ainda compromete. Existem ações bastante descontadas, mas ainda estamos cautelosos”, destaca Moran. 

“Quanto ao setor financeiro, gostamos como um todo, mas somos cautelosos com provisões e inadimplências”. 

Carteira recomendada de ações: tabela com análise por setor EQI Research

Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3): quais as chances de privatização?

“Em saneamento podemos citar Sabesp (SBSP3), que a depender do resultado da eleição em São Paulo, é um caso de privatização muito interessante, com eficiência a ganhar nesse caso. Em relação à Copasa (CSMG3) vai depender ainda do segundo mandato do governador reeleito de Minas Gerais e da liberdade que ele terá de agir no sentido de privatização”, comenta Moran.  

Transporte

“Aéreas é sempre necessário ter cautela, mesmo em um cenário de queda de juros e aumento de consumo, que leve a um aumento de consumo e ocupação de aeronaves. Um susto no petróleo pode colocar tudo a perder”. 

“No setor imobiliário, acreditamos que as incorporadoras podem ser uma alternativa interessante, principalmente, as mais alavancadas da construção popular que podem se beneficiar, pois os dois candidatos à presidência devem expandir as linhas para esse setor”, comenta Moran.  

Carteira recomendada de ações: tabela com análise por setor EQI Research

“No setor de consumo, quanto aos shoppings centers, vemos que eles já estão operando em um nível pré-pandemia, mas nem de longe os preços refletem isso. O setor é bem interessante e começamos a cobrir a Aliansce Sonae (ALSO3), um dos maiores players”. 

Carteira recomendada de ações: entenda a análise

A carteira recomendada de ações da EQI Research foi baseada na composição de dois pontos de vista do mercado, conforme explica Moran. 

Gostamos de olhar primeiro o cenário macro, depois escolhemos o nosso setor favorito. A decisão sobre qual ação comprar é a última coisa a ser observada. Também existe uma outra forma que é começar pelas ações. Gostamos de combinar as duas coisas”. 

Carteira recomendada outubro EQI Research

Conforme explica Moran, a composição da carteira considera 10% de alocação no setor de bancos, com a escolha de Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú (ITUB4). 

“Os bancos defendem a carteira, pois não variam tanto. São razoavelmente alavancados ao crescimento do país e continuam ganhando dinheiro enquanto os juros não caem”, comenta o head. 

Em consumo, a carteira da EQi Research conta alocação em consumo básico e discricionário, com 10% de alocação em Assaí (ASAI3) e 10% em Vivara (VIVA3)

A alocação em commodities agrícolas e petróleo ficou por conta de SLC Agrícola (SLCE3) e PRIO (PRIO3). 

No setor imobiliário, está Ez Tec (EZTC3) e, em saneamento, a escolhida foi Sabesp (SBSP3). Entre as locadoras, a Simpar (SIMH3).

Em auto peças, a carteira recomendada traz TUPY (TUPY3).

Veja a composição da carteira de ações

Carteira recomendada de ações: tabela concentração por setor EQI Research

Carteira concentrada outubro 

Carteira recomendada de ações: tabela concentração por setor EQI Research

Carteira recomendada outubro: confira a análise por empresa 

Acompanhe os destaques do relatório da EQI Research sobre cada empresa que compõe a carteira recomendada para outubro. 

BANCO DO BRASIL (BBAS3)

A análise da EQI Research aponta crescimento e bom momento operacional.

“No momento, entendemos haver um cenário benigno para bancos, com o fim do ciclo de alta de juros, e estabilização das condições monetárias. Esperamos que haja uma retomada nas concessões de crédito, e também, seguimos otimistas com o cenário para commodities agrícolas, que é um segmento de alta relevância para BBAS” destaca.

O relatório aponta também que “o banco deve se beneficiar da retomada do crescimento das carteiras de crédito e manter o seu bom momento de resultados, apresentando bons níveis de rentabilidade”, diz o relatório.

ITAÚ UNIBANCO (ITUB4)

O relatório da EQI Research indica que o banco está bem posicionado para o crescimento. 

“A ITUB é a melhor posicionada para atender a demanda gerada pela retomada das concessões de crédito, principalmente, por parte das carteiras de crédito ao consumidor. Além de também conseguir fazer isso mantendo a qualidade da sua carteira de crédito, sem necessidade de ampliar expressivamente o seu nível de provisionamento”, elenca o relatório. 

ASSAI (ASAI3)

A análise da EQI Research indica cenário favorável para o consumo básico no curto prazo. 

“O formato de atacarejo é o que mais se beneficia do aumento do consumo familiar brasileiro. Além disso, inflação mais baixa, auxílios governamentais e aumento da renda familiar devem favorecer o consumo nos próximos meses”.

TUPY (TUPY3)

Para a EQI Research, a TUPY vem apresentando fortes resultados e a recuperação da produção de veículos doméstica deve contribuir para que esse momentum continue.

“A companhia deve seguir no processo de integração das fábricas adquiridas da Teksid em 2020, conseguindo melhora gradual das suas margens ao longo dos próximos trimestres”, indica o relatório.

SLC AGRÍCOLA (SLCE3)

As commodities agrícolas devem continuar em patamares historicamente elevados no curto prazo, aponta o relatório. “Eventos climáticos e a guerra da Ucrânia estão afetando os principais produtores mundiais de grãos, restringindo a oferta e mantendo os preços apreciados”.

Para a EQI Research, a SLCE é a favorita para se beneficiar do cenário atual. “Diversificada geograficamente para mitigar riscos climáticos, boa produtividade no campo, crescimento da área plantada após aquisições e expansão em produtos complementares e de maior valor agregado”, destaca.

PRIO (PRIO3)

Petróleo deve se manter em patamar historicamente elevado no curto prazo, analisa a EQI Research. 

“Mesmo com a recente depreciação e volatilidade, acreditamos que existe uma restrição de oferta por causa das sanções aplicadas à Rússia pela guerra da Ucrânia e pela falta de capacidade ociosa da OPEP”, indica o documento.

VIVARA (VIVA3)

Na análise da EQI Research, o cenário macroeconômico no curto prazo deverá favorecer o setor varejista. 

“Os sinais positivos para o varejo, como a queda na inflação e taxa de desemprego indicam uma melhora consistente na economia, e como consequência as vendas do varejo devem subir no curto prazo”.

EZTEC (EZTC3)

O relatório indica haver uma assimetria de risco positiva para o setor e que a perspectiva de mudança macroeconômica deverá ser o gatilho para as ações. 

“A perspectiva de queda da taxa de juros e o crescimento da atividade econômica permitirá que consumidores assumam financiamentos e assim deverá aumentar o número de vendas de imóveis. Além disso, acreditamos que a queda nos custos de construção civil aumentarão as margens das construtoras”, indica.

SABESP (SBSP3)

De acordo com o documento da EQI Research, essa é uma empresa defensiva, com gatilhos para valorização 

“Como uma empresa que trabalha no regime de concessão, a SBSP apresenta resultados constantes e forte geração de caixa, o que ajuda a mitigar os riscos de investimento, já que depende pouco do crescimento econômico do país. Contudo, a empresa tem alta correlação com as taxas de juros, o que apresenta uma oportunidade, uma vez que acreditamos que o ciclo de alta de juros chegou ao seu final e podemos ver uma queda nessa variável nos próximos trimestres”.

SIMPAR (SIMH3)

A carteira recomendada da EQI Research aponta como favorável o cenário macroeconômico para o setor de transportes e logística em consequência da maior atividade econômica e perspectiva de queda de juros. 

“Nossa perspectiva é que as empresas de locação de veículos deverão ser beneficiadas pela maior atividade econômica, principalmente, em veículos pesados. A perspectiva de queda de juros aumenta o otimismo do setor, que em geral é alavancado financeiramente, e deverá aliviar os resultados líquidos no curto prazo, com menores despesas financeiras”, finaliza o relatório. 

Apresentação comentada da carteira recomendada: assista agora 

Nesse vídeo, Luis Moran, head da EQI Research apresenta a carteira recomendada de ações para o mês de outubro.

Assista agora:

Acompanhe a EQI Research no Telegram. Fique por dentro das análises e relatórios de mercado: 

  • Quer saber mais sobre a carteira recomendada de ações para outubro na análise da EQI Research e ter acesso aos relatórios exclusivos? Clique aqui e converse com um assessor de investimentos da EQI.