Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Luís Moran analisa expectativas para Copom e setores que ganham com queda de juros

Luís Moran analisa expectativas para Copom e setores que ganham com queda de juros

Luís Moran, head da EQI Research, participou nesta terça-feira (1) da programação da BM&C News, falando sobre expectativas para a reunião de política monetária do Banco Central e também sobre a Carteira Recomendada de Ações divulgada hoje pela casa de análises. Veja como foi.

O que observar no Copom?

Sobre a reunião do Copom, que acontece entre hoje e amanhã (2), Moran pontuou que as expectativas seguem bem divididas quanto à intensidade do corte de juros – sendo que este é dado como certo pelo mercado.

“Há quem enxergue 0,25 ponto porcentual de queda ou 0,50 p.p. Há até mesmo 0,55 p.p. nas apostas, mas achamos improvável, porque seria ‘heroico’ demais”, ele diz.

Além da queda da Selic em si, outros dois pontos deverão ser observados:

  • o comunicado pós-Copom, que deve indicar os próximos passos e a velocidade do ciclo de queda de juros;
  • a divisão de opiniões dentro do comitê, agora que novos integrantes, indicados pelo atual Governo, fazem parte da diretoria.
Foto Moran na BM&C News

Leia também:

Desempenho dos setores pós-queda da Selic

Questionado sobre os setores que espera que performem melhor com a queda de juros, Moran destaca os ativos indicados na Carteira Recomendada de Ações da EQI Research, divulgada nesta manhã.

“Com a queda dos juros, o Brasil não vai entrar em um ciclo de forte crescimento, com expansão do consumo. O que estamos falando aqui, é de normalização dos preços. Estávamos em um cenário muito ruim, de crise, e agora a gente vai ter os múltiplos caminhando de volta às métricas históricas”, pondera.

Os analistas da EQI Research, diz, estão mais confiantes no cenário doméstico e menos no exterior.

“Estamos otimistas com o consumo doméstico, empresas ligadas ao Brasil, em detrimento àquelas dependentes de moeda e commodities”, afirma.

“Em consumo básico, a gente gosta de Assaí (ASAI3), uma empresa que está com alavancagem mais alta, por conta da compra das lojas Extra, mas sobre a qual a queda de juros impacta diretamente. Ela continua crescendo, mas agora com mais com mais espaço”, diz.

Moran também cita a Vamos (VAMO3), que é a escolhida da casa dentre as locadoras, outro setor que deve ser impactado positivamente.

No setor agrícola, a ação favorita é a São Martinho (SMTO3), pela exposição ao preço do açúcar. O agronegócio, pontua o head da Research, tende a ter um ano instável, devido ao fenômeno do El Niño, que não se sabe ainda ao certo a magnitude que pode tomar.

No setor bancário, Moran diz preferir Itaú (ITUB4), por segurança, no comparativo com as demais opções.

“Como estamos cautelosos com setor agrícola, não optamos por Banco do Brasil, que é uma instituição financeira muito exposta ao crédito agrícola”. O Bradesco (BBDC4), outra opção que inaugura a temporada de balanços do segundo trimestre dos ‘bancões’ nesta quinta-feira (3), perde para Itaú no quesito segurança, ele avalia. “Não dá para ficar sem banco na carteira, mas ainda não é o momento de ter muita exposição, por isso optamos por Itaú”.   

Já dentre os varejistas, a opção é Arezzo (ARZZ3), um “caso concreto de empresa multimarcas que deu certo”, segundo ele.

“O segundo trimestre não vai ser brilhante para nenhuma varejista. E as empresas muito expostas a serviços financeiros, como as de vestuário, podem ter problemas. A nossa preferência por Arezzo vem de longo tempo. Para nós, está melhor precificada e melhor posicionada do que Soma (SOMA3), por exemplo. Digamos que o oceano é mais azul para a marca do que para as concorrentes, embora Soma também tenha uma história bem interessante”, conclui Luís Moran.

A EQI Research também optou por incluir Petrobras (PETR4) na Carteira Recomendada de agosto, acreditando que boa parte da desconfiança com a destinação do caixa gerado pela empresa foi resolvida com o anuncio da nova política de distribuição de dividendos, que deve manter uma distribuição de dividendos interessante.

Confira todos os ativos que compõem a carteira:

tabela com carteira recomendada de ações de agosto da EQI Research

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AOS RELATÓRIOS EXCLUSIVOS DA EQI RESEARCH