A EQI Research divulgou nesta data a carteira recomendada ações de agosto de 2023.
Ocorreu apenas uma alteração na carteira deste mês, na comparação com julho: entrada de Petrobras ($PETR4). Por outro lado, sai da carteira, a Vibra ($VBBR3).
Análise da EQI Research
Segundo a EQI Research, em seu relatório, no Brasil, a dinâmica da inflação mais favorável abre espaço para uma queda mais rápida da Selic, com efeitos positivos nos mercados de risco, após os juros ter ficado em 13,75%.
No ambiente externo, o ciclo de altas de juros para combater a inflação nos países desenvolvidos parece estar funcionando. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) voltou a subir juros em julho e não retirou completamente a possibilidade de novas altas, ainda que o mercado considere esta probabilidade baixa. Juros devem permanecer elevados até 2024.
Já na Europa, a inflação cai em ritmo lento e ainda está em níveis elevados, mas a atividade econômica é bem mais fraca. A casa avalia que o Banco Central Europeu (BCE) tem bem menos liberdade para operar sua política monetária.
Por fim, na China, a atividade continua abaixo do padrão pré-pandemia e frustrando as expectativas de alta de preços de commodities.
Com relação à carteira recomendada de agosto, a EQI Research optou por incluir Petrobras ($PETR4) acreditando que boa parte da desconfiança com a destinação do caixa gerado pela empresa foi resolvida com o anuncio da nova política de distribuição de dividendos, que deve manter uma distribuição de dividendos interessante.
- SAIBA MAIS SOBRE A CARTEIRA RECOMENDADA DE AÇÕES DE AGOSTO E INVISTA COM ASSERTIVIDADE