Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Artigos
ChatGPT acirra disputa entre Google (GOOGL) e Microsoft (MSFT34); saiba o que é

ChatGPT acirra disputa entre Google (GOOGL) e Microsoft (MSFT34); saiba o que é

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão em uma “corrida com obstáculos” em busca do topo do mercado. Isso porque o ChatGPT acirrou a disputa entre Google (GOOGL) e Microsoft (MSFT34). Trata-se de um protótipo de chatbot com inteligência artificial.

A ferramenta foi desenvolvida pela OpenAI, que tem parceria com a Microsoft, inclusive recebendo aporte financeiro desta para acelerar pesquisa e desenvolvimento. Entretanto, já há informação de que esta IA produzirá vídeo em breve.

No momento, ela é capaz de criar textos, inclusive jornalísticos, contudo, neste segmento, ainda não consegue checar a informação, segundo declaração da própria desenvolvedora.

O ChatGPT foi liberado pouco tempo atrás, de maneira que o público em geral consiga usá-lo, implementando em sua rotina, seja de trabalho ou de estudo, e estes mesmos reportem possíveis falhas e sugiram atualizações.

Assim que a ferramenta foi liberada, especialistas do Google tentaram diminuí-la na imprensa, o que acabou gerando ainda mais curiosidades sobre o recurso e as buscas no próprio Google dispararam.

Vale lembrar que o Google também desenvolve soluções em Inteligência Artificial e deve colocar seu produto na praça o mais breve possível, principalmente para fazer frente à concorrência.

Imagem mostra periféricos de comunicação e computação permeados de códigos de tecnologia.

O que é o ChatGPT?

Na prática, o ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com uma variedade de tópicos e estilos. Tudo o que diz respeito a programação, diz respeito a linguagem. Porém, neste caso, a linguagem é a mais próxima possível da humana, diferentemente de outros recursos de tecnologia, cuja semântica é mais específica e tecnológica.

Ou seja, a semântica acaba sendo o diferencial, com a referida ferramenta utilizando a própria linguagem humana. Desta forma, ela traz respostas textuais muito claras para os usuários.

Pode-se dizer, inclusive, que o ChatGPT gera textos escritos de forma natural e coerente – ao menos em boa parte das vezes. Acontece que o usuário precisa fazer uma busca muito bem-elaborada, para que o retorno seja o melhor possível.

Conceitualmente, nesta fase do projeto, a ferramenta é usada em aplicações que envolvem texto escrito, como, por exemplo, aplicativos de escrita automatizada, assistentes virtuais, ferramentas de análise de dados, programação e chatbot.

Muita gente já acessou páginas de empresas e escolas e foi abordado por um chatbot, que é um robô que faz a triagem, ou o primeiro atendimento. Ele pede a razão da visita, informações pessoais para localizar cadastro – ou cadastrar, e redireciona para algum atendente. Há casos em que ele já resolve a demanda. Isso é Inteligência Artificial.

A diferença destes para o ChatGPT é que este último é infinitamente menos limitado.

O ChatGPT escreve textos e teses?

Em razão de escrever textos e teses, dentre outros materiais, de forma muito bem cadenciada, muitas universidades estão vindo a público estabelecer perante sua comunidade que não aceitarão trabalhos que tenham sido produzidos total ou parcialmente com o uso da ferramenta.

É o caso, por exemplo, da francesa Sciences Po, mas esta é apenas uma delas. Talvez a primeira a se manifestar.

Acadêmicos, consultores de ensino superior e cientistas cognitivos em todo o mundo sugeriram que as universidades desenvolvam novos modos de avaliação para reagir à ameaça representada pela IA à integridade acadêmica.

De acordo com o Olhar Digital, um dos principais blogs de tecnologia do Brasil, esse modelo de IA se caracteriza pelo processo de deep learning (aprendizagem profunda), e utiliza neurônios intra-conectados em camadas, similar ao cérebro humano. Ele aprende com o feedback dos usuários, e isso faz com que suas respostas sejam cada vez mais coerentes. “Isso mostra que a tecnologia está em constante evolução”, destaca o portal.

O que significa ChatGPT?

O nome ChatGPT significa Chat Generative Pre-Trained Transformer, ou, em tradução livre, Transformador Pré-treinado Gerador de Bate-Papo.

É, como já dito, um modelo de IA com habilidades de compreensão linguística, sendo, assim, um modelo que não se foca exclusivamente em uma única tarefa como, por exemplo, um tradutor de texto.

O produto foi criado em 2018 e em 2020 chegou a sua terceira versão, quando começou a chamar a atenção do mercado. A versão atual, a 3.5, conta com uma base de parâmetros de 175 bilhões de dados.

O ChatGPT vai substituir o trabalhador?

Toda tecnologia tem por objetivo facilitar a vida das organizações e, nesse compasso, pode sim causar mudanças substanciais na linha de produção, podendo inclusive substituir o próprio ser-humano.

Vale lembrar que a revolução industrial trouxe implicações sociais em um primeiro momento e obrigou o mercado, os governos e as pessoas a se adequarem, incluindo aí a busca por novos modelos de negócios e profissões.

A Revolução Industrial foi a transição para novos processos de fabricação na Grã-Bretanha, Europa continental e Estados Unidos, no período de cerca de 1760 a algum momento entre 1820 e 1840.

Atualmente, a humanidade vive uma revolução tecnológica e ela deve realmente facilitar a vida das pessoas, mas isso sempre traz algum custo. Todo bônus tem seu ônus.

Entretanto, de maneira geral as pessoas e as organizações já compreenderam que a tecnologia é um caminho sem volta e ao final ela sempre será mais benéfica do que maléfica às sociedades.

O próprio Google nasceu como um indexador de artigos científicos que tinha por finalidade auxiliar acadêmicos e pesquisadores, além de professores e outros intelectuais, e que acabou se transformando em um motor de busca pata todo tipo de assunto.

Atualmente, os principais motores de busca são o Google e o YouTube. Isso porque qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa com ambos. Imagine um marido que precise consertar um encanamento, sem nunca ter feito esse serviço. Ele pesquisa no YT e recebe como resposta uma quantidade expressiva de vídeos ensinando o passo a passo.

Agora, o ChatGPT entra na briga como mais um motor de busca e esta é a razão pela qual a ferramenta acirra a disputa entre Google e Microsoft.

Investindo em tech

Investidores que têm predileção por ativos ligados a tecnologia tem agora um aditivo para reforçar suas teses de investimento. Isso porque as cartas estão na mesa e, ao que tudo indica, esse novo produto/serviço poderá trazer grandes lucros a seus proprietários.

Vale lembrar que ambas as companhias também têm outros “carros-chefes” em seus portfólios, ainda em atualização, como os óculos de realidade aumentada, que poderão ser uados por médicos em cirurgias a distância e outras atividades relacionadas à saúde e bem-estar. Na esteira disso, o metaverso é um “tesouro” à parte, cujo pote ainda está no final do arco-íris e Google e Microsoft, dentre outras grandes empresas, se esforçam para chegar na frente.