Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Fixa
Artigos
IPCA+ 7%: É hora de comprar NTN-B?

IPCA+ 7%: É hora de comprar NTN-B?

Olá, Investidor Inteligente! Hoje vamos falar sobre o IPCA+ 7%, oportunidade que aparece somente em tempos difíceis.

Nas últimas semanas, o mercado financeiro vem apresentando um mau humor nos níveis de Dilma II. O dólar encontra-se acima de R$ 6 e os juros futuros apontam que a Selic poderá chegar a 15% no ano que vem.

O aumento da percepção de risco veio da incapacidade do governo em endereçar a solução do nosso problema fiscal. O mercado perdeu a paciência, e vem cobrando o preço da irresponsabilidade.

Nas rodas de conversa entre os operadores de mercado o assunto “dominância fiscal” voltou com força. Para a maioria dos brasileiros esse termo é desconhecido e, por isso, não custa explicar: trata-se de um cenário em que a simples elevação da taxa Selic já não mais bastaria para reduzir a inflação. Em outras palavras, a política monetária perderia a sua potência e os altos juros da taxa Selic criariam um rombo ainda maior nas contas públicas, sem que a macroeconomia se estabilizasse, jogando o país para um ciclo vicioso de desequilíbrios, juros e inflação mais altos.

Estamos em um cenário de dominância fiscal? Possivelmente não! Mas, no atual estágio das coisas, a cada dia que passa, nos aproximamos mais…

No entanto, os desajustes econômicos são proporcionais às oportunidades. Quanto pior estiver a expectativa de futuro com algum investimento, melhor estará o seu retorno potencial. As “barganhas” encontram-se cada vez mais à vista, com títulos de renda fixa rendendo muito acima de 1% ao mês, ações valendo menos que o seu patrimônio, fundos imobiliários pagando yields (rendimentos) de 15% ao ano isento e assim por diante.

Observe o gráfico abaixo:

gráfico taxa de retorno Tesouro
Fonte: Tesouro Direto, produzido por EQI Investimentos

A NTN-B (Tesouro IPCA) ultrapassou os 7% ao ano de juros reais, registrando algo que não víamos desde (advinha?): Dilma II, em 2015-2016.

Você deve se recordar que depois da queda da presidente, Michel Temer assumiu a presidência por dois anos, e inaugurou uma fase importante de reformas econômicas. Ao longo das décadas, o Estado Brasileiro passou por inúmeras reformas e, por esse motivo, podemos observar a linha de tendência dos juros reais (linha amarela tracejada) em trajetória de queda de longo prazo.

Quem apostou nessas ocasiões – que parecia que o Brasil iria quebrar – foi muito bem recompensado!

Por exemplo, quem comprou uma NTN-B (2035) a IPCA+7% a.a. em 25/11/2015, 12 meses depois estava com um lucro bruto de 35,15%!

O momento que estamos vivendo é raro! Veja:

gráfico taxa de retorno
Fonte: EQI Investimentos

Em apenas 6,08% do tempo temos a chance de comprar NTNs-B aos preços atuais.

O gráfico abaixo mostra a rentabilidade obtida 12 meses após a compra de uma NTN-B (2035) ao longo de 18 anos:

Fonte: EQI Investimentos

Agora, em tabela:

Fonte: EQI Investimentos

Quanto maior é a taxa de juros (no momento da compra) maior é a probabilidade de que o investimento seja muito benéfico no prazo de 12 meses. Existem casos que a rentabilidade da NTN-B 2035 ultrapassou 70% em um único ano!

E, agora? Devemos apostar que o Brasil irá entrar no cenário de dominância fiscal e nos manter paralisados? Ou devemos aproveitar as taxas de retorno incrivelmente altas?

NTN-B: Comprar ao som dos canhões!

Estamos no Brasil, e tudo pode acontecer. No entanto, a minha breve experiência indica que sim, devemos aproveitar e comprar NTNs-B (e outros ativos que estão baratos) “aos sons dos canhões”, como diria Warren Buffett.

Como já destaquei em outras situações, o Brasil é um país mediano (de medíocre): quando parece que vai decolar, ele volta para o marasmo; quando parece que vai morrer, ele se recupera o bastante para continuar sobrevivendo. E esse fato não é aleatório ou casuístico. É o resultado da política do capitalismo de Estado, ou do presidencialismo de coalizão.

Para a maior parte dos nossos políticos e apinhados do Estado, não é interessante que a vaca leiteira (no caso, o erário público) seque. É importante manter a vaca viva e esse raciocínio vem se repetindo por décadas por aqui.

Além da taxa de juros da NTN-B estar bem acima da média histórica, podemos acrescentar outros dois argumentos a favor da aposta:

  • Fechamento dos spreads de crédito privado

O mercado de crédito privado, embora atrativo em termos nominais, viu os spreads reduzirem para níveis historicamente baixos (IDA-DI em CDI+1,4%, frente a CDI+2,5% em 2023). Isso implica que a relação risco-retorno para novos investimentos em crédito privado está cada vez menos favorável, enquanto as NTN-Bs mantêm alta liquidez, segurança e previsibilidade.

  • Alta liquidez e menor risco

As NTN-Bs são negociadas com facilidade, permitindo ajustes rápidos de posição caso necessário, ao contrário de muitos ativos de crédito privado que têm maior risco de liquidez. São ideais para investidores moderados e sofisticados e que buscam diversificação em tempos de incerteza econômica.

Por isso, caro Investidor Inteligente, o investimento em NTN-B nesse momento parece bastante propícia.

Por Denys Wiese, estrategista da EQI Investimentos

Você leu sobre NTN-B. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!