A Nvidia (NVDA; NVDC34) anunciou nesta segunda-feira (29), durante a SIGGRAPH 2024, que está disponibilizando uma série de ferramentas para fabricantes de robôs, desenvolvedores de IA e desenvolvedores de software, visando auxiliar no desenvolvimento da próxima geração de robôs humanoides.
“A próxima onda da inteligência artificial será focada em robótica, e o mais empolgante disso é o desenvolvimento de robôs humanoides“, disse o CEO e fundador da Nvidia, Jensen Huang. “Estamos alavancando nosso setor de robótica, oferecendo acesso às nossas plataformas, bibliotecas e modelos de IA a desenvolvedores e companhias que queiram utilizá-los“.
Leia também:
O que a Nvidia está oferecendo
A Nvidia está oferecendo serviços, modelos e plataformas computacionais que cobrem todas as etapas, desde o desenvolvimento até o treinamento e construção desses robôs.
A suíte de ferramentas oferecida pelo Time Verde inclui o Nvidia NIM, um conjunto de microsserviços e frameworks de aprendizado e simulação de robôs, e o Nvidia OSMO, um serviço que permite a execução de múltiplas cargas de trabalho de robótica.
Além disso, a empresa liberou um conjunto de fluxos de trabalho para que desenvolvedores treinem robôs com o auxílio de IA e pequenas amostras de dados humanos.
O que são o Nvidia NIM e OSMO?
O Nvidia NIM é um conjunto de microsserviços que inclui contêineres pré-criados pelo software de inferência da companhia. Esses contêineres, juntamente com suas instruções, permitem que os desenvolvedores reduzam o tempo de deploy de semanas para minutos.
Ele também permite simular fluxos de trabalho para IA generativa e criar dados de movimento sintéticos a partir de dados obtidos de dispositivos como o Apple Vision Pro.
Na prática, o Nvidia NIM oferece uma forma simplificada de input para treinar robôs humanoides e definir seus movimentos, além de reduzir drasticamente o tempo necessário para instalar e atualizar o software embarcado neles.
Enquanto isso, o OSMO é um serviço baseado na nuvem que permite aos profissionais criar e gerenciar fluxos de trabalho complexos utilizando uma pluralidade de recursos computacionais.
Como funciona o treinamento de robôs humanoides?
Criar modelos de treinamento para robôs humanoides exige uma enorme quantidade de dados, e com os anúncios feitos na SIGGRAPH 2024, a NVIDIA pretende simplificar esse processo. Para isso, a companhia está apostando na captura de dados humanos por meio da teleoperação.
Isso pode ser realizado utilizando dispositivos como o Apple Vision Pro, que, quando usado, registra um pequeno volume de dados que servirá de amostra para o Isaac Sim e o MimiGen NIM — duas ferramentas de simulação e geração de dados de movimento sintéticos agora disponibilizadas pela Nvidia.
Leia também:
Esses dados, então, alimentam o Project GROOT, um modelo de aprendizado e treinamento generalista cujo objetivo é fazer com que robôs reconheçam expressões faciais, tom de voz e gestos humanos. O framework Robocasa NIM é outra etapa importante nesse ciclo, responsável por gerar experiências a partir dos dados fornecidos ao Project GROOT e treinar novamente os modelos de robôs humanoides.
Você leu sobre Nvidia e robôs humanoides. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!