Pela primeira vez em 13 anos, a Apple (AAPL; $AAPL34) superou a Samsung (KRX: 005930) — e as demais fabricantes — na venda de smartphones no mundo. Em 2023, a big tech vendeu 234,6 milhões de iPhones, conquistando um market share de 20,1% e um crescimento de 3,7% na base anual, segundo dados da International Data Corporation (IDC).
No ano passado, a Samsung vendeu 226,6 milhões de smartphones, em segundo lugar, superando Xiaomi (145,9 milhões), OPPO (103,1 milhões) e Transsion (94,9 milhões). Esta é a primeira vez em mais de uma década que a fabricante retorna à segunda posição, após superar a Nokia em 2010.
Segundo a diretora da pesquisa, Nabila Popal, a Apple é a única entre as três primeiras a mostrar um crescimento positivo anual, enquanto a Samsung recuou 13,6%, a Xiaomi caiu 4,7% e a OPPO teve declínio de 9,9%. Em 2023, as vendas globais gerais de dispositivos tiveram uma queda de 3,2%, para 1,17 bilhão de unidades.
- Leia também: Temporada de balanços nos EUA: Apple divulga dados do 3TRI23
- Veja mais: Samsung lança novos modelos de celulares dobráveis
Apple avança em venda de smartphones: entenda sucesso
A big tech conseguiu avançar no último ano apesar de enfrentar crescentes desafios regulatórios, disse Nabila Popal, além do aumento da concorrência tanto na China – o maior mercado no exterior da companhia – quanto globalmente.
“O sucesso e a resiliência contínuos da Apple se devem, em grande parte, à tendência crescente de dispositivos premium, que agora representam mais de 20% do mercado, alimentados por ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros.”
Vale pontuar que a Apple é a única fabricante norte-americana de smartphones na lista. A Samsung é coreana, e as demais têm sede na China.