Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Vale comemorar uma inflação bem acima do centro da meta?

Vale comemorar uma inflação bem acima do centro da meta?

O IPCA de dezembro registrou alta de 0,33%, perto da mediana das expectativas do mercado (0,32%) e da nossa projeção (0,35%). Em 12 meses, o IPCA encerrou 2025 com alta de 4,3%, ante 4,5% em novembro. O centro da meta de inflação está em 3%.

O governo federal e o Banco Central comemoraram os dados do IPCA de dezembro e a inflação dentro da meta, mas quase no limite do teto, de 4,5%. Atualmente, o CMN (Conselho Monetário Nacional) aceita uma tolerância de 1,5 ponto percentual acima ou abaixo do alvo de 3%.

O IPCA de dezembro registrou alta de 0,33%, perto da mediana das expectativas do mercado (0,32%) e da nossa projeção (0,35%). Em 12 meses, o IPCA encerrou 2025 com alta de 4,3%, ante 4,5% em novembro.

“Esse resultado reforça a evidência de que as pressões no mercado de trabalho seguem impactando os preços de serviços, sustentando nossa avaliação de que o segmento continuará pressionado ao longo do próximo ano”, explica o Itaú BBA em um relatório assinado pelo economista-chefe, Mário Mesquita.

O banco manteve a projeção de inflação de 4% para 2026. Acima do centro da meta.

“O resultado final ficou relativamente próximo das expectativas, tanto em termos gerais quanto em termos de composição. A dinâmica da inflação permanece benigna para os segmentos de bens comercializáveis ​​(alimentos e bens industriais), mas os serviços continuam pressionados e aceleraram marginalmente”, indica Bruno Balassiano, economista do BTG Pactual.

Publicidade
Publicidade

As projeções para o IPCA de 2026 e 2027 do BTG permanecem em 4,1% e 3,8%, respectivamente.

“O movimento de desinflação tende a ser mais gradual em 2026, dado o esgotamento aparente da melhora inflacionária no setor de bens e a resistência ainda observada na inflação de serviços, em um cenário de taxa de desemprego em patamar baixo”, apontam os economistas do Safra, Eduardo Yuki, Matheus Rosignoli e Laura D’Olival.

A projeção do Safra para a inflação em 2026 está em 3,7%. Já o Relatório Focus, em sua última edição, mostrou que o mercado elevou as estimativas para o IPCA de 2026, de 4,05% para 4,06%,

Como funciona a meta de inflação atual?

 Entre 1999 e 2018, o CMN definia em junho a meta para a inflação de dois anos-calendário à frente e, entre 2019 e 2023, para três anos-calendário à frente.

Desde janeiro de 2025, em linha com a experiência internacional, a meta passou a se referir à inflação acumulada em doze meses, apurada mês a mês, também conhecida como “meta contínua”.

Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.