Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Sabesp (SBSP3) anuncia novos membros do conselho de administração após privatização

Sabesp (SBSP3) anuncia novos membros do conselho de administração após privatização

A Sabesp (SBSP3) deve oficializar hoje a nova composição do seu Conselho de Administração, marcando uma nova fase após o processo de privatização. 

A nova estrutura será composta por três indicados pela Equatorial (EQTL3), três pelo Governo do Estado de São Paulo e dois membros independentes, conforme informações do Brazil Journal.

Os indicados pela Equatorial para o Conselho são Augusto Miranda, Tinn Amado e Tiago Noel. 

Representando o Governo de São Paulo, os nomes sugeridos são Karla Bertocco, Anderson Márcio de Oliveira e Claudia Polto Cunha. 

Além desses, Gustavo Gattass, Alexandre Silva e Mateus Bandeira foram apontados como os conselheiros independentes. 

Publicidade
Publicidade

Segundo o jornal, Carlos Piani, um veterano da Equatorial, será nomeado o novo CEO da Sabesp.

Tá, e aí?EQI Research

Para a EQI Research, a indicação dos novos nomes já era esperada pelo mercado, considerando que a escolha do CEO era uma prerrogativa da Equatorial para o processo de privatização.

Além disso, a casa de análises reforça que os nomes mencionados também estão alinhados com o esperado.

“Acreditamos que esse é mais um passo importante para alcançar os objetivos previstos para a nova Sabesp e continuaremos acompanhando de perto a evolução dos resultados ao longo dos próximos trimestres”, conclui a EQI Research.

Sabesp: contexto da privatização

No final de julho, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou de uma cerimônia na B3 ($B3SA3) que simbolizou a conclusão do processo de privatização da Sabesp (SBSP3). 

A venda de 32% das ações da empresa gerou um aporte de R$ 14,8 bilhões para os cofres do governo paulista.

Durante o evento, o governador fez uma referência bem-humorada ao incidente de março do ano passado, quando quase quebrou o martelo da B3 ao encerrar o leilão do Rodoanel Norte. Em seu discurso, Tarcísio elogiou a gestão do processo de desestatização, prometeu manter as tarifas, limpar os rios e alcançar a universalização do saneamento até 2029.

Aquisição pela Equatorial

A Equatorial, que adquiriu 15% das ações da Sabesp. A operação já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). 

A empresa desembolsará R$ 6,9 bilhões pela participação, após ser a única a apresentar uma proposta de compra no leilão.

Augusto Miranda, CEO da Equatorial, destacou durante o evento que a empresa traz experiência e eficiência ao atendimento aos clientes, afirmando que a companhia, que completa 20 anos em 2024, se consolidou como um dos maiores agentes de energia do país.

A alteração na composição acionária da Sabesp é parte do plano do governo paulista de reduzir sua participação na companhia de saneamento, que antes detinha 50,3% das ações.

Com a venda de 32%, 15% foram adquiridos pela Equatorial e 17% foram destinados a investidores, incluindo pessoas físicas. Os 49,7% restantes já estavam listados na bolsa de valores.

Você leu sobre a Sabesp. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!