Até pouco tempo atrás, investir fora do Brasil era burocrático, caro e complexo para o investidor pessoa física.
Hoje isso mudou. Corretoras e bancos já trazem soluções que facilitam muito a vida do investidor. E abrir uma conta de investimentos no exterior não requer mais do que cinco minutos.
Mas qual corretora escolher para investir lá fora?
Para ajudar o investidor, a plataforma de investimentos Monett fez uma comparação entre as sete principais instituições com abertura de conta de investimento no exterior para brasileiros e lançou o Guia de Corretoras Internacionais.
Foram avaliados:
- Taxa de câmbio
- Corretagem de Ações
- Corretagem de Fundos
- Corretagem de Bonds
- Taxa de abertura de conta
- Taxa de manutenção de conta
- Quantidade de ativos disponíveis para investir
- Aporte mínimo
- Inatividade
Guia de Corretoras Internacionais: Inter e Vest em destaque nos custos
Tabelando os custos mapeados, a Monett atribuiu pesos e pontos para cada variável. Banco Inter e Vest foram as vencedoras neste quesito específico.
No entanto, como explica a Monett, a diferença de custos não é muito grande de uma corretora para a outra, embora para os investidores mais ativos isso possa fazer uma diferença relevante.
A Monett recomenda que o investidor faça a escolha também considerando a praticidade. “Se você já tem familiaridade com um aplicativo que agora oferece o investimento fora, pode ser que a diferença de custos não justifique você ter conta em outra instituição”, aponta Felipe Paletta, analista da Monett.
“Até porque os custos mudam e as instituições podem fazer promoções e isentar clientes de determinados custos”, pontua.
Para saber qual a melhor corretora caso a caso, Paletta recomenda que o investidor, além de checar o guia, converse também com o seu assessor de investimentos ou procure o atendimento de sua corretora atual, para obter mais informações para embasar sua escolha.
- Leia também: Renda Variável no exterior – confira guia exclusivo
- Quer investir em Renda Fixa nos EUA? Saiba como
Quer ter acesso a todas as informações do Guia de corretoras internacionais? Clique aqui e acesse o material.