O Ibovespa futuro opera em alta de 0,30%, aos 119.272 pontos nesta quarta-feira (12).
Destaque nesta quarta-feira (12) para a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. O setor teve alta de 0,9% em seu nível de atividade no mês de maio, na comparação com abril, revertendo parte da queda de 1,6% registrada no mês anterior. No acumulado do ano, houve expansão de 4,8%, enquanto em 12 meses o avanço foi de 6,4%.

O IPCA, inflação oficial, foi divulgado na terça (11) e apontou recuo de 0,08% em junho, ante expectativa de queda de 0,1%. Apesar da deflação, o resultado ainda aponta pressão sobre os preços.
O economista João Paulo Rabe, da EQI Asset, alerta que os números do IPCA, embora baixos, ainda estão longe do ideal na visão do Banco Central, que prioriza a análise do núcleo da inflação, que não considera os índices mais voláteis, como alimentação e combustíveis.
“Os serviços parecem estar acelerando novamente e o índice de núcleo ficou acima do esperado”, aponta.
Ele explica ainda que os números referentes aos automóveis novos não tiveram a queda esperada após o anúncio do programa de desoneração.
“Era esperada uma queda em torno de 5%, o que não aconteceu, e isso evitou que a deflação pudesse ser ainda maior”, diz.
Com o IPCA, aumentam as apostas de corte de 25 pontos-base na reunião de política monetária de agosto – e não mais de 50 pontos, como alguns agentes do mercado vinham apontando. A Selic, atualmente, está em 13,75%. Na visão da EQI Asset, a taxa básica de juros chega a 11,75% até dezembro deste ano. E a 9% em 2024.
No campo político, a reforma tributária não deve ser “fatiada” no Senado para acelerar a votação. A expectativa, agora, é que ela passe pela votação dos senadores apenas em outubro, após ampla discussão.
Gabriel Galípolo e Ailton Aquino tomam posse, nesta quarta, das diretorias do Banco Central, de Política Monetária e Fiscalização, respectivamente.
Ibovespa futuro: mercados do exterior
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI ou IPC) será divulgado às 9h30 e pode impactar nas expectativas para mais uma ou duas altas de juros nos EUA este ano – por lá, a taxa, atualmente, está entre 5% e 5,25%, sendo que o Federal Reserve (Fed) optou pela manutenção em sua última decisão de política monetária.
Economistas consultados pela Dow Jones antecipam que o indicador de inflação deve aumentar 0,3% em relação a maio e 3,1% na base anualizada. Excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, o chamado núcleo do IPC deve subir 0,3% no mês e 5% no ano.
À tarde, será divulgado o Livro Bege, com dados da atividade nos 12 distritos do Fed.
O mercado também acompanha hoje falas de membros do Fed: o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin; o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari; o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic; e a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester.
O Banco da Inglaterra divulgou seu Relatório de Estabilidade Financeira e afirmou que famílias e empresas do Reino Unido estão em uma posição mais segura do que antes da crise financeira.
Você leu sobre o Ibovespa futuro. Aproveite e garanta sua vaga na Money Week!