Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
Fundos imobiliários de ‘papel’ e Fiagros não vão ser taxados

Fundos imobiliários de ‘papel’ e Fiagros não vão ser taxados

Após longas negociações durante a semana, o governo decidiu manter isentos de taxação os fundos imobiliários (FIIs) de ‘papel’, que investem em ativos como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), e os Fundos de Investimento nas Cadeias do Agronegócio (Fiagros). Eles não serão taxados com a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) na renda, conforme apurou o Valor com exclusividade no texto da reforma tributária.

Já os fundos imobiliários de ‘tijolo’, que investem diretamente em empreendimentos, terão a opção de se tornarem contribuintes e, assim, obterem crédito para abater impostos. Além disso, tanto para os fundos imobiliários quanto para os Fiagros, a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas está mantida.

Sobre o projeto de lei

O projeto de lei que regulamenta a reforma tributária foi apresentado pelo grupo de trabalho, composto por parlamentares da base governista e da oposição, na manhã desta quinta-feira (4).

Esse grupo, formado pelos deputados Claudio Cajado (PP-BA), Reginaldo Lopes (PT-MG), Hildo Rocha (MDB-MA), Joaquim Passarinho (PL-PA), Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Moses Rodrigues (União-CE) e Luiz Gastão (PSD-CE), decidiu atender aos pedidos dos setores imobiliário e do agronegócio, além do mercado financeiro, que consideravam a medida contraproducente e prejudicial, pois reduziria o estímulo e aumentaria o custo de financiamento dessas atividades.

FIIs e Fiagros como prestadores de serviço

A proposta do governo tinha como objetivo tributar os fundos imobiliários e Fiagros como se fossem empresas. No entanto, é importante observar que ambos não são constituídos como pessoa jurídica e estão sujeitos a diferentes regulamentações. Ao contrário das empresas, esses fundos são obrigados a distribuir 95% do lucro semestral, o que limita seu potencial de reinvestimento e crescimento.

Publicidade
Publicidade

Uma vez que não são empresas, Carolina Borges, analista da EQI Research, relembra que os fundos imobiliários possuem diversos prestadores de serviço. Esses prestadores são remunerados pelo fundo imobiliário e pagam seus impostos correspondentes. Portanto, os FIIs têm despesas com esses prestadores, aspectos que precisariam ser melhor alinhados e decididos, além de esclarecidos.

Você leu sobre FIIs e Fiagros taxados Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!