Na primeira edição da Conversa de Investidor, live promovida pela EQI Investimentos todas as terças-feiras, os especialistas da corretora discutiram o papel dos fundos imobiliários (FIIs) como alternativa de geração de renda passiva e trouxeram uma novidade que promete chamar atenção dos investidores: a estratégia de dividendos sintéticos de FIIs, considerada rara no mercado brasileiro.
O encontro foi conduzido por Matheus Szabileski, apresentador da série, e contou com a participação de Cássio Alcade, especialista em renda variável da EQI. A conversa abordou desde conceitos básicos sobre FIIs até análises sobre cenário macroeconômico, além de apresentar caminhos para potencializar ganhos.
Dividendos sintéticos de FIIs: Fundos imobiliários são ativos de renda passiva e baixa volatilidade
Alcade destacou que os FIIs podem ser uma porta de entrada segura para quem busca renda recorrente e diversificação patrimonial. Por lei, os fundos são obrigados a distribuir 95% dos lucros em forma de dividendos, o que garante previsibilidade aos cotistas.
“Você pode investir em frações de imóveis espalhados pelo Brasil inteiro e receber aluguel mensalmente na sua conta. É renda passiva de fato”, afirmou. Segundo ele, cerca de 74,3% dos FIIs estão hoje nas mãos de pessoas físicas, o que contribui para menor volatilidade em relação às ações, já que as cotas trocam de mãos em ritmo mais lento.
Outro atrativo citado é a isenção de imposto de renda sobre dividendos — benefício válido pelo menos até dezembro de 2025. A partir de 2026, novas cotas poderão ser tributadas em 5%, conforme proposta em análise no governo (MP 1303).
Publicidade
Publicidade
“Ainda assim, o investidor tem uma janela importante para aproveitar a isenção até lá”, alertou o especialista.
Perspectivas de mercado
A relação entre a taxa Selic e o Ifix, índice de fundos imobiliários, também foi tema da discussão.
“Selic e Ifix são negativamente correlacionados. Quando os juros caem, os fundos imobiliários tendem a valorizar. Hoje estamos diante de uma janela interessante, já que há expectativa de redução da Selic no próximo ano”, disse Alcade.
Segundo ele, os fundos de tijolo — que investem em imóveis físicos, como shoppings e galpões — estão bastante descontados, alguns negociados a 0,68% do valor patrimonial, o que pode representar um forte potencial de valorização.
A estratégia dos dividendos sintéticos
O ponto alto da live foi a apresentação da estratégia de dividendos sintéticos, que a EQI oferece com exclusividade e sem custo adicional para clientes a partir de R$ 300 mil em carteira.
A operação consiste no uso de opções e derivativos para simular o recebimento de dividendos adicionais sobre as cotas de FIIs. Na prática, o investidor recebe um prêmio em até dois dias após o início da operação, que tem prazo de 60 dias. No final do período, há a obrigação de vender as cotas — podendo recomprá-las e repetir o processo.
Segundo Alcade, a estratégia pode gerar retornos projetados de até 23% ao ano, somando dividendos reais e os sintéticos.
“É uma forma de turbinar a renda com risco controlado, aproveitando mecanismos sofisticados do mercado de opções, mas aplicados a fundos imobiliários”, explicou.
Apoio especializado
Os especialistas reforçaram que cada perfil de investidor exige uma construção de portfólio específica, seja com foco em crescimento de capital, seja em renda mensal.
“Em momentos de juros altos e incertezas políticas, a diversificação entre renda fixa e variável é fundamental. E o acompanhamento de um assessor faz toda a diferença para estruturar uma carteira sólida e bem posicionada”, destacou Szabileski.