Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos de Investimento
Notícias
Stuhlberger adota posição “short” na bolsa brasileira pela primeira vez em 8 anos

Stuhlberger adota posição “short” na bolsa brasileira pela primeira vez em 8 anos

Luis Stuhlberger, CEO da Verde Asset Management, ajustou o portfólio de seu fundo para uma posição “levemente” vendida na bolsa local, estratégia que visa se beneficiar da desvalorização dos ativos, conforme revelou a carta a cotistas referente a novembro.

O renomado gestor retoma uma estratégia que não utilizava há oito anos, buscando proteção contra uma possível queda nas ações brasileiras. Esse movimento ocorre em um contexto em que investidores têm questionado o compromisso do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em corrigir o crescente déficit orçamentário.

“A nesga de credibilidade fiscal que restava ao atual governo foi jogada fora e a política econômica se vê desancorada, com apenas a ação do Banco Central no sentido de controlar a inflação oferecendo algum conforto, ainda que sob a sombra do risco de dominância fiscal ”, escreveu o fundo na nota aos investidores publicada nesta quarta-feira (11).

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Os investidores estão cada vez mais desiludidos com os ativos brasileiros após a decepção gerada pelo anúncio do pacote fiscal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A inclusão de uma isenção de imposto de renda no pacote pegou os traders de surpresa, o que pode reduzir o impacto esperado da medida.

Essa é a primeira vez desde 2016 que o fundo Verde de Stuhlberger adota uma posição líquida vendida no mercado de ações brasileiro, conforme revelou uma fonte familiarizada com o assunto.

Stuhlberger ganhou destaque no mercado financeiro brasileiro à medida que o fundo principal de sua Verde Asset Management acumulou impressionantes 26.000% de valorização desde sua criação, em 1997. Em novembro, o fundo registrou uma alta de 3,3% após taxas, superando o ganho de 0,8% do CDI no mesmo período.

Stuhlberger reestrutura equipe

Em setembro, a Verde Asset Management anunciou a demissão de 14 funcionários, reduzindo sua equipe de 74 para 60 pessoas, segundo fontes próximas ao assunto em reportagem do Brazil Journal.

Entre as principais alterações, vários traders foram desligados, e o time de pesquisa econômica passou por uma reformulação. O book de trading sistemático foi encerrado, e Stuhlberger assumiu a gestão de um dos books de moeda e juros, aumentando sua responsabilidade para 80% do risco do fundo, em comparação aos 70% anteriores.

Você leu sobre Stuhlberger. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!