Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos de Investimento
Notícias
SPYI11: ETF paga dividendos de gigantes

SPYI11: ETF paga dividendos de gigantes

Começa a ser negociado nesta terça-feira (14) na bolsa de valores brasileira, B3, um ETF inovador que tem o nome de Buena Vista US High Income, e é negociado com o SPYI11.

Diferenciando-se dos demais, esse Exchange Traded Fund (ETF), um fundo negociado em bolsa que rastreia um índice de mercado, destaca-se por investir em gigantes norte-americanas como Apple, Disney e Nike, ao mesmo tempo em que busca a distribuição de dividendos, representando a parte dos lucros das empresas destinada aos acionistas.

O SPYI11 acompanha o indicador de mercado NEOSSPYI, da provedora de índices americana Neos. Ele segue o desempenho das 500 maiores companhias dos Estados Unidos.  

Atualmente, o Brasil conta com 84 ETFs de renda variável, um número relativamente modesto em comparação com os Estados Unidos. No entanto, a indústria de ETFs no país está em rápido crescimento. Paralelamente, os dividendos estão atraindo a atenção dos investidores brasileiros, que valorizam a consistência nos pagamentos de proventos.

A bolsa brasileira permitiu a criação de ETFs que distribuem dividendos mensalmente em janeiro deste ano. O primeiro ETF que paga dividendos lançado foi o Nu Renda Ibov Smart Dividendos (NDIV11), criado pela B3 em parceria com o Nubank, e foi lançado em setembro.

Entendendo os ETFs

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre ETF, siga na leitura!

O que é um ETF?

Um ETF é um fundo de investimento negociado em bolsa, o que significa que ele é comprado e vendido como uma ação comum durante o horário de funcionamento do mercado. Ele é projetado para rastrear o desempenho de um índice específico, como o Ibovespa no Brasil ou o S&P 500 nos Estados Unidos.

Vantagens do ETF

  • Diversificação: Ao investir em um ETF, você está adquirindo uma cesta de ativos que replica o índice de referência. Isso proporciona automaticamente uma diversificação instantânea, reduzindo o risco associado à performance de uma única empresa.
  • Negociação em bolsa: A negociação de ETFs ocorre na bolsa de valores, como se fossem ações. Isso proporciona liquidez e flexibilidade, permitindo que os investidores comprem e vendam suas participações ao longo do dia, ao preço de mercado.
  • Acessibilidade: São acessíveis a todo tipo de investidor, permitindo que mesmo pequenos investidores participem de mercados amplos.
  • Liquidez: Devido à sua negociação em bolsa, os ETFs são geralmente líquidos, permitindo aos investidores comprar e vender a qualquer momento durante o horário de funcionamento do mercado.
  • Custo Eficiente: Os ETFs geralmente têm despesas mais baixas em comparação com outros veículos de investimento, como outros tipos de fundos. Isso se deve à sua estrutura passiva, que visa replicar o desempenho do índice, reduzindo a necessidade de uma gestão ativa.

Tipos de ETFs

  • Ações: Rastreiam índices de ações específicos, permitindo aos investidores participar do desempenho geral do mercado.
  • Renda Fixa: Investem em títulos de renda fixa, como títulos do governo ou corporativos, proporcionando uma exposição diversificada a diferentes classes de ativos.
  • Setoriais e Temáticos: Concentram-se em setores específicos da economia ou temas, como tecnologia, saúde, ou sustentabilidade.
  • Internacionais: Oferecem exposição a mercados estrangeiros, permitindo a diversificação geográfica.

O novo ETF SPYI11, Buena Vista US High Income, é uma iniciativa da gestora de fundos de investimentos Buena Vista Capital.