A EQI Research alterou sua carteira recomendada de fundos de investimento imobiliário (FIIS) para o mês de março de 2023, conforme relatório encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, a firma trocou o KNPI11 pelo VCJR11, e trocou o LGCP11 pelo HGPO11.
Ainda assim, destacou, manteve a proporção 50% em papel e 50% em tijolo. E justificou: “a primeira troca visa disponibilizar o ativo aos investidores em geral, pois o FII anterior estava voltado aos investidores qualificados”.
Também disse que na seção de fundos de tijolo, pretende ajustar as proporções entre setores, visando potencializar o retorno ao longo do ano em segmentos com perspectivas melhores e mais previsíveis.
“O setor de galpões logísticos passou por forte aceleração nos últimos cinco anos, com aumento do valor pedido de aluguel acima da inflação, absorção líquida registrando valores recordes e baixa taxa de vacância”, ressaltou.
E disse mais: “no entanto, o setor está arrefecendo, com queda expressiva da absorção líquida e aumento da taxa de vacância. Com isso, os valores de novos contratos e reajustes podem ser pressionados e, mesmo que os dados não sinalizem uma preocupação imediata, acreditamos ser importante ajustar a exposição. Por isso, vamos reduzir a participação da carteira no segmento, realizando a troca do LGCP11 pelo HGPO11.”

EQI Research: os ativos
Vale lembrar que o VCJR11 é o Vectis Juros Real é um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que atua na área de Títulos e Valores Mobiliários, e o KNPI11 é o Kinea Indices Precos Fundo Investimento Imobiliário.
Já o HGPO11 é o CSHG PRIME OFFICES FDO INV IMOB, e o LGCP11 é o Fundo de Investimento Imobiliário Closed Fund. Vale lembrar que FIIS são um tipo de fundo de investimento em que se aplica em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, como CRIs. Ao adquirir cotas de FIIs, o investidor acaba se tornando um dos “donos” desse imóvel, recebendo rendimentos dos aluguéis.
- Saiba mais sobre os FIIS da EQI Research e invista com assertividade.