Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
FII Summit
Notícias
FII Summit: os melhores insights do primeiro dia

FII Summit: os melhores insights do primeiro dia

O FII Summit segue até esta quarta-feira (31) e você pode acompanhar todo o evento de maneira online e gratuita, clicando aqui. Não perca!

Confira os melhores momentos do primeiro dia.

FIIs de papel e a queda da Selic

foto do evento FII Summit

Com expectativa de queda da Selic, taxa básica de juros da economia, nos próximos meses, muitos investidores se perguntam se os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de papel, lastreados em títulos de dívidas atrelados à inflação, irão perder a atratividade. 

Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research, recebeu Leonardo Magalhães, gestor de Fundos Imobiliários da EQI Asset; Pedro Galvão, diretor do Credit Suisse Hedging-Griffo; e Fernando Crestana, associate partner da BTG Pactual Asset, para debater o tema.

“Não vejo os fundos de papel perdendo atratividade”, aponta Magalhães. “Mas o momento pede mais atenção do ponto de vista de crédito”. 

Para Pedro Galvão, mesmo que os juros caiam, os CRIs alocados majoritariamente em inflação devem conseguir entregar maior retorno que o CDI (Certificado de Depósito Bancário). 

“FOFs e fundos de tijolo terão mais atratividade, sem dúvida. Mas o CRI será porto seguro”, complementa Crestana. 

Confira o painel na íntegra.

FII x Imóvel: eterno debate

foto do evento FII Summit

O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais do Brasil. Com a chegada dos Fundos Imobiliários (FIIs), os brasileiros têm a possibilidade de diversificar seus investimentos ao investir em imóveis, sem a necessidade de dispor de um valor alto para aquisição de terrenos, casas, apartamentos ou similares.

Mas ainda há muitas pessoas inseguras em relação aos FIIs, que preferem investir diretamente em um imóvel em vez de adquirir cotas de fundos.  

“Quando o nosso mercado de capitais não era desenvolvido, o investimento em imóveis era a principal ou uma das principais alternativas. Os fundos imobiliários caíram no gosto popular porque têm uma lógica muito similar. O fundo adquire imóveis, o inquilino paga aluguel e este valor é dividido entre os cotistas”, diz Ricardo Natali, educador financeiro e influenciador da Lucro FC, que debateu o tema com Laercio Boaventura, sócio, fundador e diretor de investimentos da Vectis Gestão.

Confira tudo aqui

A Reforma Tributária e os dividendos de FIIs

foto do evento FII Summit

Luís Moran, head da EQI Research, recebeu Maria Carolina Gontijo, consultora tributária da Moore Brasil e influenciadora, mais conhecida nas redes como Duquesa de Tax, para discutir o que muda para os FIIs com a Reforma Tributária em discussão no Congresso. 

“Em 2021, a mesma história de possível taxação de dividendos foi levantada e não foi adiante. E ela não vai novamente, porque o trade não compensa. O setor de FIIs supre uma demanda de crédito interessante e atrai pessoas físicas a investirem na bolsa com pequenas quantias. Então, você vai prejudicar um setor estratégico e não vai arrecadar bilhão, logo, não vale a pena, porque o custo político é muito alto”, defende a Duquesa.

Saiba mais

O agro e o mercado de capitais

foto FII Summit

Eça Correia, co-head de Agro da EQI Asset, mediou o debate entre André Ito, CEO da MAV Capital, Idalicio Silva, gestor do núcleo agro da AZ Quest, e Ricardo Prado, sócio-fundador da Chrimata Investimentos. 

O tema: como o agro vem se utilizando do mercado de capitais para se financiar, via Fiagro e CRAs, e o quanto essa relação está evoluindo. 

“Apenas estamos arranhando a superfície de um mercado que tem um potencial de crescimento significativo. Mesmo em um cenário de juros altos, daqui a dois ou três anos, quando os juros estiverem em 4%, a tendência é que esse mercado dobre de tamanho, explica Ito.

Confira tudo aqui

A carteira ideal de FIIs

foto do evento FII Summit

Anita Scal, diretora de investimentos imobiliários da Rio Bravo, e Giuliano Bandoni, gestor de Fundos de Fundos (FOFs) da gestora, falaram sobre a relevância de ter Fundos Imobiliários no portfólio. 

“Os investidores de FIIs devem entender que este é um ativo real, de investimento no longo prazo, para além dos pagamentos de dividendos mensais”, aponta Anita Scal.

Bandoni destacou também as oportunidades do momento: “Os FIIs de tijolo ainda estão descontados. Há ativos na região da Avenida Faria Lima e da Avenida JK, em São Paulo, por exemplo, ainda com 25% de desconto em relação ao valor patrimonial”, diz.

Leia mais e saiba qual a alocação recomendada pela Rio Bravo para R$ 1 milhão em FIIs.

Clique aqui.

Tem muito mais FII Summit

O FII Summit segue nesta quarta-feira (31) e você confere aqui tudo o que ainda vai rolar. Não fique de fora!

AGENDA DO EVENTO FII Summit