O adiamento do início da redução das taxas de juros nos Estados Unidos, indicando uma possível diminuição mais gradual e moderada do que a prevista anteriormente para as taxas brasileiras, combinado com o fraco desempenho da Vale (VALE3), a principal empresa do Ibovespa com 13,0% de participação total no índice, levou a EQI Research a revisar sua projeção para o Ibovespa, reduzindo-a para 149.000 pontos, em comparação com a meta anterior de 160.000 pontos.
Impacto dos cortes de juros
As últimas últimas leituras de inflação nos EUA acabaram por redefinir as expectativas do mercado para a data de início de cortes de juros e a intensidade de tais movimentos ao longo de 2024. Se no início do ano havia a expectativa de início em março, com quatro cortes de 0,25 ponto percentual até o fim do ano, atualmente o consenso aponta para o primeiro corte em setembro, seguido por apenas dois cortes até o fim deste ano.
Esse realimento de expectativas implica em postergação da perspectiva da EQI Research na busca acentuada de maior risco em renda variável por parte de investidores, tanto internacionais quanto locais. Afeta também o ritmo potencial de cortes de juros no Brasil, uma vez que taxas de juros americanas mais altas tendem a tornar o dólar mais forte versus o real (e outras moedas), o que, ato contínuo, pode (a depender da magnitude e duração de uma desvalorização cambial) ter efeitos inflacionários no Brasil.
Renda Fixa Americana
Com a renda fixa americana ainda bastante atrativa por mais tempo, o incentivo para investidores internacionais buscarem retornos ampliados correndo mais riscos em outras geografias fica prejudicado. Por outro lado, vale lembrar que leituras futuras de inflação e atividade econômica mais moderados nos EUA podem mudar tais expectativas rapidamente.
Leia também:
- Renda fixa nos EUA: com queda de juros postergada, abre-se nova janela de oportunidade
- Renda fixa internacional: Bonds são uma boa opção para aproveitar as taxas atuais
Ibovespa e Vale
Com relação à Vale, a EQI Research acredita que trata-se do motor defeituoso do Ibovespa. “Estamos já há algum tempo pessimistas com a ação e continuamos assim, apesar da recuperação recente do preço do minério de ferro. “
A Research adianta que a sequência de resultados continuará ruim, há indecisão estratégica sobre alocação de capital e provavelmente o novo CEO (a ser definido até o fim deste ano) trará planos ambiciosos de crescimento, adicionando risco relevante à tese de investimentos.
No ano, a VALE3 cai 17,1%. No período de 1 ano, a queda é de 7,82%.

Você leu sobre a projeção do Ibovespa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!