Apesar do cenário desafiador no exterior, janeiro foi um mês positivo para a bolsa brasileira. No entanto, o índice de Fundos Imobiliários (IFIX) não acompanhou esse movimento, e os FIIs fecharam em queda.
Com a recente alta da taxa Selic para 13,25% e a confirmação pelo Copom de que novos aumentos estão por vir, os investidores podem estar inseguros sobre qual rumo seguir e quais são as melhores estratégias neste momento.
Para ajudar a esclarecer essas questões, a equipe de especialistas da EQI Research realizará uma live nesta quarta-feira (5), às 18h15, com o objetivo de compartilhar as melhores oportunidades em um cenário de juros elevados e o que fazer antes da próxima decisão do Copom.
Carolina Borges, Head e analista de fundos imobiliários, estará ao lado de Felipe Reis, estrategista de ações, para discutir quais setores e empresas têm maior potencial, como aproveitar os juros altos com segurança e as oportunidades que surgem nos fundos imobiliários neste cenário.
Não perca essa oportunidade! Inscreva-se agora clicando no botão abaixo.
10 melhores ações para investir em fevereiro
O relatório da EQI Research informou que após meses de dores de cabeça em 2024, este ano começou bem para a bolsa brasileira. O Ibovespa subiu 5% e a carteira foi junto, ganhando 4,7% em janeiro.
O fluxo estrangeiro foi considerado positivo no mês, aproveitando valuations muito descontados e o real desvalorizado. Problemas locais permanecem intactos, mas cenário internacional pode ser benéfico para o Brasil em relação a outros emergentes.
“Cremos que a doutrina Trump, especialmente no que tange a tarifas comerciais, pode reviver certo interesse pelo Brasil. Em termos relativos, o Brasil será menos afetado que a maioria dos países emergentes, que mantêm um fluxo de comércio muito mais amplo com os EUA”, diz parte do relatório.
Com os desafios domésticos sem dar trégua, mas já mapeados – inflação fora da meta, expectativas de inflação ainda se deteriorando, juros básicos ainda em processo de elevação e parcas medidas fiscais mais contundentes. “Cremos que os 120.000 pontos do Ibovespa sejam um piso razoável no momento”, diz outra parte do relatório.
Confira a lista das 10 melhores ações para investir em fevereiro com um clique aqui.
FIIs com desconto histórico
Diante desse cenário, o mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) está atravessando um período de grandes oportunidades para investidores que buscam aquisições com alta margem de segurança e retornos atrativos. O índice IFIX atingiu o maior nível de desconto patrimonial dos últimos nove anos, com um Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) de 0,83x, um patamar quase um desvio padrão abaixo da média histórica de 0,91x.
Além disso, a remuneração adicional dos FIIs em relação aos títulos públicos atingiu 3,23 pontos percentuais, acima da média de 2,12 p.p., reforçando a tese de que os fundos imobiliários estão descontados.
Segundo Carolina Borges, analista de FIIs e head da EQI Research, “a atual assimetria do mercado de FIIs cria uma janela de oportunidade para quem busca construir uma carteira de renda passiva com preços atrativos”.
O desconto histórico dos FIIs pode ser observado em diversos segmentos do mercado imobiliário, mas os setores de papel, galpões logísticos e Fundos de Fundos (FOFs) são os mais promissores no atual cenário. Carolina Borges destaca que “a alocação estratégica em FIIs de papel e FOFs pode proporcionar retornos expressivos, aproveitando a precificação abaixo da média e os elevados dividend yields”.
Confira a lista com os 13 melhores FIIs para investir agora com um clique aqui.
Você leu sobre Bolsa em alta, FIIs em queda. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!