Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Ações
Notícias
10 melhores ações para investir em fevereiro

10 melhores ações para investir em fevereiro

A EQI Research divulgou sua carteira recomendada de ações para fevereiro, sem alterações com relação ao mês anterior. Em dezembro, quando foram buscados por papéis mais defensivos, que sofrem menos ou até mesmo se beneficiam de um cenário de juros elevados e câmbio depreciado.

Foram privilegiadas exposições a empresas com baixa alavancagem, resultados positivos no curto prazo e beneficiárias de um dólar forte. Sendo assim, a carteira continua com Itaú ($ITUB4) com 15% de peso na carteira, Petrobras ($PETR4) com 15% de peso, Gerdau ($GGBR4) com 10%, Copel ($CPLE6) com 10%, PRIO ($PRIO3) com 10%, Sabesp ($SBSP3) com 10%, JBS ($JBSS3) com 10%, Porto Seguro ($PSSA3) com 10%, Eletrobras ($ELET3) com 5% e Banco do Brasil ($BBAS3) com 5%.

O Ibovespa negocia atualmente ao múltiplo de 8,4x preço/lucro 2025 (P/L). Trata-se de um desconto de 37,2% frente à média dos comparáveis. “Se compararmos o Ibovespa frente ao índice de referência MSCI Emerging Markets (média ponderada de 24 mercados emergentes), o desconto é de 39,6%. Frente a média de mercados desenvolvidos, o Ibovespa negocia com desconto de 59,2%”, divulgou trecho do relatório.

Carteira recomendada de ações: panorama econômico

O relatório da EQI Research informou que após meses de dores de cabeça em 2024, este ano começou bem para a bolsa brasileira. O Ibovespa subiu 5% e a carteira foi junto, ganhando 4,7% em janeiro.

O fluxo estrangeiro foi considerado positivo no mês, aproveitando valuations muito descontados e o real desvalorizado. Problemas locais permanecem intactos, mas cenário internacional pode ser benéfico para o Brasil em relação a outros emergentes.

“Cremos que a doutrina Trump, especialmente no que tange a tarifas comerciais, pode reviver certo interesse pelo Brasil. Em termos relativos, o Brasil será menos afetado que a maioria dos países emergentes, que mantêm um fluxo de comércio muito mais amplo com os EUA”, diz parte do relatório.

Com os desafios domésticos sem dar trégua, mas já mapeados – inflação fora da meta, expectativas de inflação ainda se deteriorando, juros básicos ainda em processo de elevação e parcas medidas fiscais mais contundentes. “Cremos que os 120.000 pontos do Ibovespa sejam um piso razoável no momento”, diz outra parte do relatório.

Desempenho em janeiro

Em janeiro, a Carteira EQI subiu 4,7%, enquanto o Ibovespa subiu 5,0%. No mesmo período, o Índice de Small Caps (SMLL) subiu 7,1%.

A carteira se beneficiou principalmente da alta de Itaú em 10,60% acarretando uma contribuição no resultado relativo de 1,59%, Porto Seguro em 10,41% causando uma alta no resultado relativo de 1,04% e Banco do Brasil em 15,72% levando à um resultado relativo de 0,79%.

Desempenho por ativo e consolidado da Carteira EQI Janeiro

Você leu sobre carteira recomendada de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!