Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
O que é o “efeito máquina de lavar”, termo que ganhou destaque com as tarifas de Trump?

O que é o “efeito máquina de lavar”, termo que ganhou destaque com as tarifas de Trump?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu início a uma nova fase de sua política protecionista, anunciando tarifas sobre produtos importados do México, Canadá e China.

Nesse contexto, é comum supor que apenas os produtos estrangeiros e os países produtores sejam afetados pelas tarifas. No entanto, as empresas nacionais e os consumidores locais também sofrem impactos. Esse fenômeno é explicado pelo conceito do “efeito máquina de lavar“.

Leia também:

Tarifas de Trump contra China, México e Canadá

Na sexta-feira (31), a Casa Branca confirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementaria medidas agressivas contra os principais parceiros comerciais do país.

As tarifas de Trump, que deveriam entrar em vigor neste fim de semana, incluíam uma taxa de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de uma tarifa de 10% sobre as importações da China.

Em relação ao México, Trump e a presidente Claudia Sheinbaum anunciaram um acordo que garante uma pausa de um mês na aplicação das tarifas que Washington havia previsto contra o país.

Assim como fez com o México, Donald Trump também anunciou a suspensão temporária das tarifas para o Canadá. Em contrapartida, os dois países se comprometeram a adotar medidas mais rígidas na fiscalização das fronteiras e no combate ao crime. A suspensão terá duração de 30 dias.

Enquanto isso, as tarifas dos EUA sobre produtos chineses seguem programadas para entrar em vigor nesta terça-feira (4).

China impõe até 15% sobre importações dos EUA

Em resposta, o Ministério das Finanças da China anunciou que aplicará tarifas adicionais de 15% sobre as importações de carvão e gás natural liquefeito dos EUA, a partir de 10 de fevereiro.

Além disso, haverá um aumento de 10% nas tarifas sobre o petróleo bruto americano, equipamentos agrícolas e certos automóveis e caminhões, juntamente com novas restrições à exportação de produtos relacionados a minerais estratégicos.

A China argumentou que as tarifas adicionais de 10% impostas pelos EUA “violam gravemente as regras da Organização Mundial do Comércio, prejudicando as relações econômicas e comerciais bilaterais”, conforme comunicado oficial do governo chinês.

Qual o motivo das tarifas de Trump?

É importante lembrar que a postura de Trump em relação às tarifas está ligada ao tema migratório e à proteção das fronteiras.

“Como é amplamente conhecido, milhares de pessoas estão entrando em grande número pelos Estados Unidos, principalmente através do México e do Canadá, trazendo consigo crimes e drogas em níveis alarmantes”, afirmou o ex-presidente.

Segundo Trump, as tarifas impostas às economias do México, Canadá e China permanecerão em vigor até que esses países colaborem com os Estados Unidos na luta contra o que ele chama de “grande ameaça dos imigrantes ilegais e das drogas mortais”.

Mas o que isso tem a ver com o “efeito máquina de lavar”?

A argumentação de Trump é que as tarifas retiram dinheiro de empresas estrangeiras para “tornar os americanos mais ricos”.

No entanto, ao analisar experiências anteriores, os economistas observam que esse cenário nem sempre se concretizou. As tarifas aplicadas durante o primeiro mandato de Trump afetaram não apenas empresas estrangeiras, mas também prejudicaram as empresas locais e os próprios consumidores americanos, conforme diversos estudos acadêmicos.

Em vez de enriquecer as famílias, elas acabaram pagando preços mais altos. Além disso, a arrecadação proveniente das tarifas foi menor se comparada à receita gerada pelos impostos individuais e corporativos.

Um exemplo é o imposto sobre máquinas de lavar importadas, que Trump implementou em 2018.

Um estudo conduzido pelos economistas Aaron Flaaen, Ali Hortacsu e Felix Tintelnot revelou que o preço das máquinas de lavar nos Estados Unidos aumentou 12% devido a essa tarifa.

A intenção por trás da tarifa era proteger os fabricantes locais contra a inundação de máquinas de lavar de baixo custo provenientes do exterior, algo conhecido como concorrência desleal ou “dumping”.

No entanto, os americanos pagaram cerca de US$ 820 mil a mais pela compra de máquinas de lavar para cada emprego criado. Como afirmam os economistas, “não foi um bom negócio para eles”.

Esse fenômeno é o que os especialistas chamam de “efeito máquina de lavar”: o aumento de preços que as famílias americanas precisam arcar.

No caso, uma das consequências desse experimento é que não só os preços das máquinas de lavar importadas subiram, mas os produtores locais também aumentaram seus preços.

Vale ressaltar, entretanto, que nem todas as tarifas são iguais. As taxas atualmente impostas por Trump contra o México e o Canadá não estão relacionadas à concorrência desleal, como as tarifas aplicadas aos produtos chineses. No entanto, o caso das máquinas de lavar não é um exemplo isolado.

Tarifas de Trump e o impacto econômico

Neste caso, especialistas alertam que as tarifas podem contribuir para um aumento da inflação nos Estados Unidos, pois o custo adicional será repassado aos consumidores.

“Como as tarifas são abrangentes, há um risco maior de inflação. Se fossem mais específicas, o impacto inflacionário seria menor”, explica Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.

A imposição de tarifas também limita a capacidade do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, de cortar os juros no futuro. “Com a inflação mais alta, o Fed pode precisar manter as taxas de juros elevadas por mais tempo”, acrescenta Kautz.

Outro efeito das tarifas é o fortalecimento do dólar em relação a outras moedas. “Com o imposto adicional para reduzir o déficit comercial, os países afetados tendem a experimentar um crescimento mais baixo e a comprar menos produtos americanos, o que pode resultar em uma diminuição da demanda e em um crescimento global mais fraco”, conclui o economista.

Você leu sobre “efeito máquina de lavar”. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!