Diversificada de culturas, com uma população vinda de diversos países, São Paulo é literalmente um prato cheio para quem busca uma volta ao mundo da gastronomia na cidade.
Em uma verdadeira viagem de sabores, São Paulo conta desde 1997 com o título de capital mundial da gastronomia, dado por representantes de mais de 40 países que se sentiam representados na capital paulista com sua gastronomia local.
Para quem busca experimentar comidas típicas de outros países, há diversas opções pela cidade, tanto para moradores quanto para turistas. Confira agora restaurantes com culinárias de países como Grécia, China e Taiwan.
Mundo da gastronomia mexicana: Metzi
Com um toque de brasilidade, o Metzi é um restaurante mexicano coordenado pelo casal de chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, ela brasileira e ele vindo do México, que mistura os sabores.
Com ingredientes brasileiros, os pratos contam com combinações absurdas e para serem experimentadas em boas companhias.
Incomparável com o tex-mex, o casal usa as panelas com maestria para fazer a comida autêntica mexicana, sem todo aquele queijo, sour cream ou temperos, mas sim com iguarias.
Rua João Moura, 861 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05412-002
Mundo da gastronomia chinesa: Ton Hoi
Com uma fachada diferenciada com bambus que chamam a atenção de quem passa na rua, o Ton Hoi é uma casa de culinária chinesa bem renomada na cidade.
Em meio a um cardápio elaborado pelo chef da casa, Tommy Wong, com diversas opções, as porções são bem servidas e trazem o cliente para dentro do restaurante com a grande representação da gastronomia chinesa na casa.
O Ton Hoi conta com pratos como o macarrão com missô e carne moída, o “trio campeão” (lula, mexilhão e camarão apimentados com legumes) e a costela doce azeda, que é acompanhada de caramelo de gengibre.
Avenida Prof. Francisco Morato, 1484 – Butantã, São Paulo – SP, 05512-100
Mundo da gastronomia coreana: Wooza
Com o mandu como carro chefe, ou guioza como traduz a equipe, os “pasteizinhos” são o sucesso do Wooza. O restaurante coreano serve o rango de boteco do país asiático.
Entre os recheios, as opções ficam com o tradicional de pernil e legumes, e combinações de camarão com porco, kimchi com porco e kimchi com tofu.
O Wooza nada mais é do que coordenado pelo empresário Juan Carlos Won Kyun Sim Choi, descendente de sul coreanos, que nasceu na Venezuela e mora no Brasil desde os 3 anos de idade.
Rua França Pinto, 203 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04016-032
Mundo da gastronomia coreana: New Shin La Kwan
A experiência de um churrasco coreano: é essa a proposta do New Shin La Kwan. Com carnes e temperos, os pratos são finalizados em uma grelha na mesa do freguês.
O restaurante é tradicional no Bom Retiro, região conhecida por concentrar a população coreana na cidade.
Em meio as porções, o restaurante traz iguarias locais para a clientela.
Rua Prates, 343 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01121-000
Mundo da gastronomia judaica: Shoshana
Famoso no bairro do Bom Retiro pelo ambiente amistoso e uma boa comida nesses últimos 30 anos, o Shoshana fechou suas portas somente durante a pandemia e reabriu em 2022 repaginado.
Comandado pela chef Graziela Tavares e com um cardápio elaborado pela chef Clarice Reichtul e pela antiga proprietária Shoshana Baruch, a casa traz leveza para os pratos clássicos da culinária judaica.
Entre as opções mais aclamadas estão a língua bovina e os varenikes, que é uma massa recheada com batata e cebola salteados na manteiga. Além disso o restaurante conta toda sexta-feira com o Boteco do Shabat, com tira gostos como gefilte fish frito e rolinhos de arenque e picles e aos sábados é dia de “feijoada judaica”, o tchulent (cozido de carnes e linguiças bovinas frescas com feijão branco, cevadinha, feijão fradinho e fava); aos domingos o pedido fica para o brunch.
Rua Correia de Melo, 206/212 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-020
Mundo da gastronomia africana: Biyou’Z
Com sabores apresentados pela camaronesa Melanito Biyouha, o Biyou’Z é uma referência de culinária africana em São Paulo.
A princípio o restaurante contava apenas com pratos do Camarão, mas depois, o cardápio foi aberto para contemplar a gastronomia de outros países da África.
Com sabores familiares e toques estranhos ao mesmo tempo, essa é uma gastronomia diferenciada para quem ousa provar algo novo. Como diferencial, o Biyou’Z atende seus clientes em português, francês e inglês.

Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01202-001
Rua Fernando de Albuquerque, 95 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-030
Mundo da gastronomia do Oriente Médio: Shuk Falafel
Com o nome “Shuk” como são chamados os mercados e feiras de rua no Oriente Médio, o Shuk Falafel & Kebabs é comandado pelo casal Suzana Goldgarb e Mauro Brosso. O nome do local no Baixo Pinheiros rebatizou o antigo Yalah Falafel.
Entre as receitas do restaurante, o cardápio é composto por pratos israelenses, egípcios, turcos e iranianos.
Com sanduíches tradicionais das ruas do Oriente Médio e mezzes, como pastas, saladas e petiscos, o Shuk conta também com espetos preparados na brasa no estilo turco.
Rua Ferreira de Araújo, 385 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-000
Mundo da gastronomia árabe: Tahin
Em meio a esfihas, quibes e afins, o Tahin é um árabe contemporâneo que busca atender a clientela com um serviço rápido e eficiente.
Lotada, a unidade do restaurante em Pinheiros bomba durante o horário de almoço, com um publico que vai diretamente para provar os pratos do chef Renato Lopes.
Um falafel sequinho e esfihas leves estão entre os pratos do cardápio, assim como a salada de figos e o beirute da casa que podem ser uma boa pedida também.
Rua Vupabussu, 293 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05429-040
Mundo da gastronomia árabe: Casa Garabed
Fundada em 1951 pelo armênio Garabed Deyrmendjian, a Casa Garabed é especialista em esfihas. Desde sua fundação, o restaurante assa esfihas com maestria no mesmo forno à lenha.
Com salgados e combinações, a casa apesar de ser conhecida em todo o mercado pelos seus pratos, tem foco maior nas esfihas.
Sob o comando do chef Renato Fecchio, a Casa Garabed é considerada por ter uma das melhores esfihas da zona norte de São Paulo.

Rua José Margarido, 216 – Santana, São Paulo – SP, 02021-020
Mundo da gastronomia grega: Restaurante Acrópolis
Referência como o restaurante grego mais antigo da cidade de São Paulo, fundado em 1959, o Acrópolis por muitos anos foi conhecido pelo “seu Trasso”, apelido de Trassyvoulos Georgios Petrakis, falecido em 2016, que de garçom, quando o restaurante se chamava Cantinho Grego, se tornou proprietário do comércio.
Entre os pratos de destaque estão o polvo servido com aztziki e berinjela temperada, a disputada moussaka, a lula recheada e o carneiro com alcachofras que são pedida obrigatória no Acrópolis.
Rua da Graça, 364 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01125-001
Mundo da gastronomia grega: Prato Grego
Famosíssimo por deixar que os clientes quebrem seus pratos, o Prato Grego é um restaurante que pode parecer peculiar, entretanto, sua culinária é o que cativa.
Com a tradição “sirtaki”, ou quebra de pratos, que existe há mais de 4 mil anos e é associada à Grécia, o empresário Stélios Moyssiadis transformou a tradição em negocio no seu restaurante.
Criado em 2020, após a refeição o cliente quebra seu próprio prato no restaurante do Bom Retiro.
Shopping Bom Retiro – Rua Ribeiro de Lima 453 Bloco C – loja 135/136, 1o. andar – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01122-000
Mundo da gastronomia taiwanesa: Mapu Baos
Com comida taiwanesa autodeclarada “tradicionalmente inovadora”, o Mapu Baos foi aberto em 2017 pela imigrante Jasmine Chen e seu filho, Duílio Lin.
Anteriormente, o restaurante começou com mesas e cadeiras de plástico e depois foi criado um Food Truck Mapu por dois anos. Com o sucesso, o negócio engatou e abriu seu espaço físico de vez em 2019.
Entre as iguarias do Mapu está o bao, um tipo de sanduiche em um pão de massa branca cozido no vapor, é o carro chefe da casa dedicado a comida de rua taiwanesa. Entre os recheios está a pancetta, conserva de mostarda, amendoim e coentro; a de frango com sobrecoxa, leva também pepino, molho apimentado coreano, maionese de wasabi e cebolinha; e na receita cogu bao quem chama atenção é uma inusitada terrine de cogumelos frita.
Rua Áurea, 267 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04015-070
Leia também:
- 5 lojas de luxo com restaurantes: alta costura + alta gastronomia
- Guia Michelin: quanto custa comer nos melhores restaurantes do mundo?
- Ouro em alta: como investimento e até na comida
- Dia da pizza: confira as melhores do Brasil
- Dia do Hambúrguer: qual o melhor do Brasil?
Você leu sobre mundo da gastronomia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!