Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
Dia do Hambúrguer: qual o melhor do Brasil?

Dia do Hambúrguer: qual o melhor do Brasil?

Ainda não é sexta, mas há uma boa razão para burlar a dieta mais restritra e antecipar as delícias do cardápio. Afinal, nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia do Hambúrguer.

O “lanche”, que em alguns estabelecimentos pode ser chamado de “O lanche”, já caiu no gosto do brasileiro, tanto que o país conta com duas hamburguerias entre as 25 melhores do mundo.  Saiba quais são a seguir. Mas não é só! Confira também como você pode investir em hambúrguer, via empresas listadas em bolsa.

As 2 melhores no ranking mundial

Elaborada pelo site sueco Burgerdudes, criado em 2009, a lista precisou de nove anos de pesquisa para saber quais estabelecimentos possuem os melhores hambúrgueres do mundo. A avaliação foi feita por especialistas, somando ao todo em 734, em 60 países.

Na última edição do The World’s 25 Best Burgers 2023/2024, o top 5 foi liderado por Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Brasil. Confira as primeiras colocadas:

  1. Pizza Loves Emily – Nova York, Estados Unidos
  2. Hundred Burgers – Valência e Madri, Espanha
  3. Bleecker – Londres, Inglaterra
  4. Au Cheval – Chicago e Nova York, Estados Unidos
  5. Holy Burger – São Paulo, Brasil

Dia do Hambúrguer: Holy Burger – 5º lugar

Ocupando o 5º lugar, a brasileira Holy Burger está localizada na cidade de São Paulo. Com ambiente aconchegante que lembra os antigos clubes de jazz nova-iorquinos, o estabelecimento conta com 13 hambúrgueres diferentes.

Dia do Hambúrguer. Holy Burger.
Hambúrguer Pony Line / Reprodução Burgerdudes

O destaque da casa é o lanche “Pony Line”, um hambúrguer com carne maturada a seco (dry-aged) do açougue especializado Spazio Lab, além de melaço de bacon e cheddar.

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 527 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Dia do Hambúrguer: Encarnado Burger – 19º lugar

Já em 19º lugar ficou o Encarnado Burger, localizado no Rio de Janeiro. O nomeado conta com seis opções de hambúrgueres, sendo o Palhaço Reencarnado o preferido dos avaliadores. Com pão gergelim marrom dourado, o lanche equilibra no tamanho e na carne, contando com um queijo cremoso e picles.

Dia do Hambúrguer. Encarnado Burger.
Hambúrguer Palhaço Encarnado / Reprodução Burgerdudes

Endereço: R. Farme de Amoedo, 43 – Espaço 09 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

História do Hambúrguer

Muitos pensam que o famoso hambúrguer tenha sido criado nos Estados Unidos, mas apesar de atualmente existir tal tradição de consumo no país norte-americano, antes do prato se tornar popular para essa população, o hambúrguer já era consumido por povos antigos da Ásia Ocidental.

Na verdade, quem teria dado a origem da carne amassada em formato de bolacha dentro do pão foram os Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, ainda no século XIII. Na época, esse era um alimento prático para as tropas que invadiram a Europa.

Já no século XVII, viajantes alemães levaram a ideia para açougues de Hamburgo, na Alemanha, que desenvolveram técnicas para moer a carne. No jeito e temperada, eram feitos bifes de baixo custo que logo se popularizaram por toda a cidade.

E o que tem a ver os EUA?

Bem, ainda no século XVII, imigrantes alemães chegaram aos Estados Unidos e levaram a famosa receita do bife de carne moída. Ao consumirem o prato, marinheiros americanos batizaram a carne de “hamburg steak” (“carne de Hamburgo”, em tradução literal), remetendo ao nome da cidade. 

Ficando popular ao longo dos anos, a tal carne arredondada começou a ser chamada de vez de “hambúrguer”, como conhecemos até hoje.

Sua popularidade só começou por conta da praticidade. No início do século XIX, quando houve o “boom” da revolução industrial nos EUA, os trabalhadores precisavam de refeições práticas, rápidas e baratas. Isso ocorreu em uma época em que já existiam carrinhos de vendas, como sorvetes e cachorro-quente nas ruas, que também vieram dos alemães, o que ajudou a popularizar o prato.

Mas somente em 1921 foi aberto o primeiro grupo de lanchonetes do país, a White Castle, que comercializava uma versão de hambúrguer cozido e temperado com cebola. A chavinha virou e no século XX, já nos anos 30, foram inaugurados drive-ins e as lanchonetes aderiram ao hambúrguer.

Em 1937, os irmãos Maurice e Dick Donald  abriram o seu primeiro drive-in na Califórnia, e revolucionaram o mundo dos fast-foods com o famoso McDonald ‘s.

Conquistando os americanos e se espalhando pelo mundo, o hambúrguer foi se tornando um prato cada vez mais sofisticado com diversas receitas e combinações, as novidades surgem a cada dia em cada hamburgueria com sua própria versão.

Hamburguerias de capital aberto

O McDonald’s foi pioneiro no negócio quando falamos em franquias gigantes, mas há também outros estabelecimentos de hambúrgueres que estão listados na Bolsa Brasileira ou lá fora, no exterior, para que além de comermos os lanches, possamos investir também nos negócios.

Não basta ter o Dia do Hambúrguer e estar presente até mesmo em cardápios de restaurantes, tem que “estar para jogo” na Bolsa. Confira as companhias populares de hambúrgueres que estão listadas no mercado de capital aberto e seus históricos nos últimos cinco anos.

Dia do Hambúrguer: na B3

Atualmente, a única companhia listada na Bolsa Brasileira que trabalha diretamente com hambúrgueres é a Zamp ($ZAMP3), dona da rede Burger King e do Starbucks, no Brasil.

  • Zamp ($ZAMP3)
Dia do Hambúrguer. Zamp.

Dia do Hambúrguer: BDRs

Do exterior para cá, o McDonald’s e a Yum! Brands – dona do KFC, Pizza Hut e Taco Bell, disponibilizam BDRs (Braziliam Depositary Receipts) para os investidores que possuem interesse nas marcas. Os ativos podem ser encontrados sob os tickers $MCDC34 ou $YUMR34.

  • McDonald’s ($MCDC34)
Dia do Hambúrguer. McDonald's
  • Yum! Brands ($YUMR34)
Dia do Hambúrguer. Yum! Brands

Dia do Hambúrguer: no exterior

Já para quem gosta de investir diretamente no exterior, há algumas opções bem populares no mercado que contam com capital aberto na Nasdaq e na NYSE. Confira as cotações de Wendy’s (WEN), Jack in the Box (JACK), Red Robin (RRGB), Good Times Restaurants (GTIM) e Shake Shack (SHAK).

  • Wendy’s – WEN
Wendy's 5 anos
  • Jack in the Box – JACK
Jack in The Box 5 anos
  • Red Robin – RRGB
Red Robin 5 anos
  • Good Times Restaurants – GTIM
Good Times Restaurants 5 anos
  • Shake Shack – SHAK
Shake Shack 5 anos

Quer saber tudo sobre como investir em ações de empresas listadas no exterior? Clique aqui e baixe o Guia de Renda Variável no Exterior.

Você leu sobre Dia do Hambúrguer. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!