Longe de ser o assunto mais legal do mundo, difícil de entender e chato de fazer… mas é possível ter um Imposto de Renda Descomplicado para 2024.
Primeiro de tudo, se atente à data: o prazo para entregar a declaração à Receita Federal vai até o dia 31 de maio.
Dito isto, a missão de declarar o IR pode ficar mais fácil com Alice Porto, a Contadora da Bolsa. Ela gravou uma série especial para a Monett, “IR Descomplicado“. O objetivo dessas microaulas é solucionar as principais dúvidas dos investidores, com bom humor e muita didática, que são as marcas registradas de Alice.
Mas afinal, o que fazer e o que não fazer no seu Imposto de Renda 2024?
Com todas as novas mudanças para realizar a declaração, a especialista explica, por exemplo, quais erros não devemos cometer para não termos problemas no IR. Confira um spoiler dos 5 mais comuns: atenção ao que NÃO FAZER:
- Confiar na declaração pré-preenchida;
- Esquecer da isenção dos R$ 20 mil;
- Não deduzir prejuízo do ano anterior;
- Não observar a obrigatoriedade de declarar o IR;
- Esquecer do pagamento da Guia Darf.
Com um passo a passo para declarar Renda Fixa, Criptomoedas, Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), Friagros e Ações, Alice traz de forma didática e clara como inserir esses produtos em um Imposto de Renda Descomplicado.
A declaração de Renda Fixa, ela diz, é um “copia e cola” dentro da seção de “Bens e Direitos”. Alice explica a importância de colocar “Grupo” e o “Código” do investimento, nos quais podem ser colocadas as aplicações em CDB e Tesouro Direto, por exemplo, mesmo sendo Títulos isentos do IR.
Outra temática abordada nos vídeos são as mudanças para os criptoativos no IR 2024. Agora, esses produtos são declarados em “Bens e Direitos” com um grupo específico de criptoativos, cada um separado em seu devido código estabelecido como Bitcoin e NFTs. Além disso, agora há também a segmentação de altcoin e stablecoin.
Já os FIIs e Fiagros, como Renda Variável, entram justamente na seção de “Renda Variável” no submenu “Operações em FIIs ou Fiagros”. E as Ações podem ser declaradas em “Fichas da Declaração” dentro do menu de “Renda Variável”, no submenu “Operações comuns Day-Trade”, com um layout pronto para colocar os valores sobre os ativos.
Para acessar o conteúdo, basta clicar aqui e acessar todos os vídeos gratuitamente. Caso ainda não tenha uma conta na Monett, o cadastro é realizado apenas com nome, contato e CPF, é rápido, pode ser feito em menos de 1 minuto e te dará acesso a outros vídeos e conteúdos sobre investimentos.
Quer saber ainda mais sobre IR? Então, fizemos uma seleção de leituras rápidas que podem te ajudar:
- Declaração do Imposto de Renda: como fazer?
- Passo a passo para baixar o programa do Imposto de Renda 2024
- O que acontece se eu não entregar o imposto de renda 2024?
- IR 2024: faixa de isenção muda e beneficia quem recebe até 2 salários
- Imposto de renda de menor de idade: quando declarar?
- Dedução do Imposto de Renda 2024: Entenda como funciona!
- Como garantir isenção para ações no imposto de renda? Saiba aqui
- Investimentos no exterior no imposto de renda: como fica com a Lei das Offshores?
- Imposto de Renda 2024: saiba como declarar previdência privada
- Como compensar prejuízo da B3 no IR?
- Aluguel no Imposto de Renda: saiba como declarar
Você leu sobre Imposto de Renda Descomplicado. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!