Nova fase do mercado: Como os FIIs estão se adaptando ao ambiente atual? Esse é o tema da live After Market, da EQI Investimentos, desta terça-feira (17), que vai ao ar às 19h30. O encontro contará com a participação de Carolina Borges, head da EQI Research e analista especializada em Fundos Imobiliários (FIIs), para discutir as consequências do recente pacote de medidas anunciado pelo governo federal.
Na última quarta-feira (11), o Executivo apresentou uma Medida Provisória (MP) que altera a tributação de ativos de renda fixa e também dividendos de FIIs e Fiagros – produtos que, até então, contavam com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.
Pelo novo texto, a partir de 2026, os rendimentos pagos por esses fundos passarão a ser tributados em 5% na fonte, enquanto ganhos de capital com a venda de cotas terão alíquota fixa de 17,5%, abaixo dos atuais 20%. A mesma alíquota valerá para os rendimentos de LCIs, LCAs e certificados de recebíveis (CRIs e CRAs).
Para os investidores que utilizam os rendimentos dos FIIs como complemento mensal de renda, a mudança é significativa.
“Um rendimento de R$ 1.000, por exemplo, cairia para R$ 950 com a nova alíquota. Isso representa um impacto direto no fluxo de caixa de muitos brasileiros”, afirma Carolina Borges.
PublicidadePublicidade
Apesar disso, a analista destaca que os FIIs mantêm vantagem competitiva frente a outros produtos, como títulos de renda fixa, que passarão a ser tributados em 17,5%. Segundo ela, a medida exige ajustes e reavaliações, mas não anula o potencial de retorno dos fundos imobiliários.
Outro ponto importante que será abordado na live é o futuro dos chamados fundos de papel, que investem em ativos como CRIs e LCIs. Embora esses instrumentos também tenham perdido a isenção individual, Borges ressalta que não haverá bitributação dentro das estruturas dos FIIs: “A tributação acontece apenas na distribuição ao cotista, o que preserva a lógica atual do fundo”.
Durante o After Market, Carolina Borges também vai responder dúvidas dos participantes ao vivo, explicando como adaptar carteiras, avaliar novas oportunidades e manter estratégias eficazes diante das mudanças.

O que são as lives After Market?
Em um cenário onde as manchetes impactam os mercados em tempo real, as lives After Market surgiram com uma proposta clara: traduzir os acontecimentos para uma linguagem acessível, com foco em estratégias que impactam diretamente o patrimônio dos brasileiros.
Com um formato analítico e participativo, o programa reúne semanalmente especialistas renomados do setor para discutir temas que vão do cenário macroeconômico até decisões práticas de investimento no dia a dia. Ao final de cada transmissão, os espectadores ainda têm a oportunidade de tirar dúvidas ao vivo com os convidados.
A série After Market acontece toda terça-feira, às 19h30. Clique aqui para fazer seu cadastro e ter acesso!
Próximos temas do After Market
- 24/06 – Como proteger uma carteira perante as incertezas do mercado?
- 01/07 – Imóveis físicos ou renda fixa: como comparar o melhor investimento?
- 08/07 – O que você precisa saber para fazer uma boa gestão de patrimônio?
- 15/07 – Por que investir em dólar é uma necessidade para o investidor brasileiro?
- 22/07 – O que é indispensável saber antes de investir?
- 29/07 – Quais as vantagens de investir em uma corretora?
Já conferiu os temas que passaram pelo After Market?
Clique nos links e acesse conteúdos relevantes para investidores:
- Tarifaço de Trump: Como lidar com o pânico nos mercados?
- Como a inflação te afeta no dia a dia?
- Como proteger uma carteira perante incertezas de mercado?
- Por que investir no exterior é tão importante para o brasileiro?
- A Bolsa volta mesmo? Blue Chips ou Small Caps?
- Imóveis físicos ou renda fixa: como comparar o melhor investimento?
- Planejamento financeiro: quais são os pontos indispensáveis?
- Declaração do IR na reta final
- CEO da EQI analisa oportunidades de investimentos no exterior
- É o fim da isenção da renda fixa? Entenda o impacto no seu bolso