A Receita Federal anunciou o Portal de Serviços, um novo site para substituir o e-Cac, que oferece acesso virtual aos serviços para contribuintes pessoa física e jurídica. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários em relação à interação digital com o órgão.
A plataforma, já em funcionamento, será implementada em fases. Na última etapa, substituirá, enfim, o atual Centro de Atendimento Virtual, chamado de e-Cac.
A Receita Federal reforçou, contudo, que o e-Cac funcionará normalmente até que todos os serviços sejam adaptados ao Portal de Serviços.
- Leia: Autorregularização incentivada: contribuinte tem até 1º de abril para quitar dívidas
- Veja: IR 2024: faixa de isenção muda e beneficia quem recebe até 2 salários
O que é e-Cac?
O e-Cac é a plataforma em que os contribuintes podem verificar se receberão restituição da Receita Federal após envio da declaração do Imposto de Renda. Além disso, é possível conferir dados cadastrais, emitir documentos para pagamentos e receber orientações para autorregularização e resolução de pendências, se necessário.
Em suma, a plataforma permite que os contribuintes estejam cientes de sua situação tributária e possam tomar medidas para regularizá-la, se necessário.
Como o Portal de Serviços funcionará?
Na fase inicial, o novo portal atuará como um hub de sistemas, com um mapa de todos os serviços digitais disponíves. Os usuários poderão navegar por meio de ícones e serão direcionados para acessar o conteúdo com a conta gov.br.
“O novo portal de serviços é resultado de um longo trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma”, comunicou a Receita Federal.