Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Tarcísio lidera em cenário de 2º turno para eleição presidencial de 2026, aponta AtlasIntel

Tarcísio lidera em cenário de 2º turno para eleição presidencial de 2026, aponta AtlasIntel

Uma pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira (28) pela Bloomberg News, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ultrapassou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento revela uma virada em relação a julho, quando Lula mantinha a dianteira.

De acordo com os números, Tarcísio aparece com 48,4% das intenções de voto, contra 46,6% de Lula — um empate técnico dentro da margem de erro, mas com vantagem para o governador paulista.

Tarcísio lidera pesquisa para eleição presidencial de 2026: cenários com outros candidatos

O levantamento também simulou outros cenários: contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e responde a processos por tentativa de golpe de Estado, Lula aparece empatado, com 48,3% cada. Já contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula venceria por uma diferença mínima: 48,8% a 47,9%.

Em disputas com outros governadores, Lula aparece numericamente à frente. Contra Romeu Zema (Novo-MG), o petista teria 47,1% contra 40,9%; diante de Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), 46,7% contra 40,3%; frente a Ratinho Jr. (PSD-PR), 46,9% contra 41,1%. No cenário com Eduardo Leite (PSD-RS), Lula teria 47,2%, contra 24,9% do gaúcho.

Aprovação de Lula cai para 48%

A pesquisa também mediu a aprovação do governo federal. Em agosto, o índice de aprovação de Lula caiu dois pontos percentuais, para 48%, enquanto a desaprovação subiu para 51%. O recuo sugere perda do impulso obtido após o confronto diplomático com Donald Trump em julho.

Publicidade
Publicidade

O levantamento LatAm Pulse, da AtlasIntel, ouviu 6.238 pessoas em todo o Brasil entre 20 e 25 de agosto de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

Leia também: