O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vê mais espaço para mais privatizações no país após o sucesso da venda da Sabesp ($SBSP3). A companhia de saneamento do estado paulista foi vendida na semana passada e tem agora a Equatorial (EQTL3) como acionista de referência.
Em entrevista à Globonews, o governador do Republicanos que é visto pelos apoiadores como provável candidato à presidência da República para as eleições de 2026, afirmou que, não só no saneamento básico, mas o modelo de privatização pode ser utilizado em vários outros setores da economia.
Tarcísio de Freitas vê “revolução” no saneamento básico
O governador paulista comentou que em pouco mais de um ano, o governo de São Paulo estruturou uma operação complexa e inédita, que recebeu aval da Assembleia Legislativa e de mais de 370 municípios antes de ser apresentada ao mercado.
“Vamos mudar a realidade do cenário do saneamento no país e mostrar que é possível fazer mais e fazer melhor, principalmente para as populações mais vulneráveis. A revolução no saneamento chegou e ela está começando no estado de São Paulo”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
A desestatização da Sabesp foi concluída na terça-feira (23) com o evento de toque de campainha na B3 (B3SA3). Com a liquidação da oferta pública na última segunda (22), termina o processo iniciado em 28 de fevereiro de 2023, com a qualificação no Programa de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo. A desestatização resultou em uma captação de R$ 14,7 bilhões.
Com a conclusão do processo de desestatização, a nova gestão da Sabesp assume a empresa após a eleição do novo Conselho de Administração, em assembleia geral de acionistas. Antes, a aquisição de 15% das ações da Sabesp pela Equatorial precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Quem é Tarcísio de Freitas
Tarcísio Gomes de Freitas tem sido uma figura destacada na política. Nascido em 19 de junho de 1975, no Rio de Janeiro, ele construiu uma carreira sólida tanto no setor público quanto no privado, ganhando reconhecimento por sua competência técnica e habilidade de gestão.
Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Tarcísio de Freitas iniciou sua trajetória profissional no Exército Brasileiro. Durante seu tempo nas Forças Armadas, ele ocupou diversos cargos de responsabilidade, acumulando experiência em obras de infraestrutura e logística.
A carreira dele no serviço público ganhou destaque quando ele assumiu o cargo de diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2011. Nesse período, ele coordenou importantes projetos de infraestrutura rodoviária, melhorando a malha viária do país e otimizando a gestão de recursos públicos.
Em 2019, o atual governador de São Paulo foi nomeado Ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro. Durante sua gestão, ele foi responsável por um ambicioso programa de concessões e privatizações, buscando atrair investimentos privados para o setor de transportes. Sob sua liderança, foram realizadas diversas concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, com o objetivo de modernizar a infraestrutura nacional e impulsionar o desenvolvimento econômico.
Em 2022, Tarcísio deixou o Ministério da Infraestrutura para concorrer ao cargo de governador de São Paulo, vencendo a eleição e assumindo o mandato em 2023. Sua campanha foi marcada pelo foco em eficiência administrativa, investimento em infraestrutura e segurança pública.
Você leu sobre Tarcísio de Freitas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!