Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Sentimento do consumidor nos EUA recua para 68,1 em setembro

Sentimento do consumidor nos EUA recua para 68,1 em setembro

O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, recuou de 69,5 em agosto para 68,1 em setembro. A leitura final foi divulgada nesta sexta-feira (29) pela própria universidade.

O consenso de analistas do mercado financeiro ouvidos pela FactSet projetava uma queda maior do índice de sentimento do consumidor, para 67,7.

Em relação às expectativas para a inflação em 12 meses, a projeção recuou de 3,5% em agosto a 3,2% em setembro. Este é o menor nível desde março de 2021, segundo a instituição.

Para o intervalo de cinco anos, as expectativas de inflação caíram de 3,0% a 2,8% no mesmo período, abaixo da faixa de 2,9% a 3,1% pela segunda vez em 26 meses, destacou a Universidade de Michigan.

Publicidade
Publicidade

Sentimento do consumidor: tensões políticas agravam inseguranças

Segundo a instituição, os consumidores estão “compreensivelmente inseguros sobre a trajetória da economia”. A Universidade citou como exemplo a possível paralisação do governo federal dos EUA e as greves na indústria automobilística.

O temido shutdown segue sem definição nos Estados Unidos e os serviços públicos podem parar a partir de domingo (1°). Isso porque a Câmara dos Representantes, comandada pelos republicanos, recusou a proposta do Senado de um acordo provisório

A proposta em questão adiaria uma resolução definitiva, sendo defendida pelos democratas como solução temporária pelo menos até meados de novembro.

Agora, o relógio voltou a contar contra o governo. Centenas de milhares de funcionários federais poderão parar a partir de domingo, comprometendo desde serviços assistenciais até a divulgação de dados econômicos, caso o Congresso não entre em acordo quanto a uma proposta que o presidente democrata Joe Biden possa sancionar antes da meia-noite de sábado (30).

Além disso, a greve das principais montadoras é a mais recente de uma série de conflitos trabalhistas que, segundo economistas, poderá começar a ter impactos significativos no crescimento da economia do país, se persistirem.