O número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos passou de 8,89 milhões em dezembro, com dado já revisado, para 8,86 milhões em janeiro. Os dados são do relatório Jolts, publicado nesta quarta-feira (6) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
A projeção do mercado financeiro para o relatório Jolts de janeiro era de um volume levemente menor de abertura de vagas, na linha de 8,850 milhões.
O relatório Jolts, assim como a pesquisa ADP, divulgada mais cedo, antecedem o payroll, principal dado do mercado de trabalho norte-americano, que sai na sexta-feira (8).
Ao longo do mês, o número de contratações e o total de desligamentos foram pouco alterados, em 5,7 milhões e 5,3 milhões, respectivamente.
No último dia útil de janeiro, o número de vagas pouco mudou, ficando em 8,9 milhões. O número representa uma queda em relação ao máximo da série histórica, de 12,2 milhões em março de 2022.
Em janeiro, as vagas de emprego aumentaram na indústria de bens não duráveis (+82 mil), mas diminuíram em serviços educacionais privados (-41 mil).
Além disso, o relatório Jolts revisou o número de vagas de emprego de dezembro para baixo em 137 mil, para 8,9 milhões, de 9,02 milhões. O número de contratações foi revisado para cima, em 166 mil, para 5,8 milhões, e o número de demissões totais foi revisado para cima em 54 mil, para 5,4 milhões.
Relatório Jolts, mercado de trabalho e política monetária: entenda relação
Para especialistas, o mercado de trabalho começa a desacelerar, ainda que de maneira gradual e em patamar apertado. A tendência fica mais clara em diversos números, conforme mais pessoas passam a buscar empregos. Em geral, o enfraquecimento é uma boa notícia para o banco central norte-americano, o Federal Reserve.
O Fed comunicou em sua última decisão que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem crescido em um ritmo sólido, diferentemente da percepção anterior de desaceleração. “Os ganhos do mercado de trabalho moderaram-se desde o início do ano passado, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego continuou baixa.”
O último payroll, no entanto, surpreendeu o mercado com a criação de 353 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de janeiro.
- Você leu sobre o RELATÓRIO JOLTS. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!