Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Pesquisa ADP: EUA criam 140 mil vagas no setor privado em fevereiro, abaixo do esperado

Pesquisa ADP: EUA criam 140 mil vagas no setor privado em fevereiro, abaixo do esperado

Os Estados Unidos criaram 140 mil novas vagas de emprego no setor privado em fevereiro, segundo dados do Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute e o Stanford Digital Economy Lab, divulgados nesta quarta-feira (6). O resultado da pesquisa ADP ficou abaixo das projeções do mercado, de criação de 149 mil novos postos.

A pesquisa ADP, considerada uma prévia do payroll dado oficial do mercado de trabalho norte-americano , notou que embora o mercado de trabalho tenha permanecido estável, os ganhos salariais para quem mudou de emprego aceleraram pela primeira vez em mais de um ano, subindo de 7,2% para 7,6%. Esta é a primeira elevação registrada desde novembro de 2022.

Os ganhos salariais para quem permaneceu no mesmo emprego continuaram a desacelerar, atingindo 5,1%, no menor ganho desde agosto de 2021.

Cerca de 110 mil novas vagas foram criadas no setor de serviços e 30 mil no setor industrial em fevereiro.

Publicidade
Publicidade

No mês anterior, a pesquisa ADP anotou a criação de 111 mil vagas no setor privado, com dado revisado de 107 mil novas posições.

Nela Richardson, economista-chefe da ADP, avalia que os ganhos salariais tendem a ser mais baixos, mas ainda estão acima da inflação. “Em suma, o mercado de trabalho está dinâmico, mas ainda não é o fator decisivo para a decisão de juros do Fed neste ano.”

Pesquisa ADP: gráfico mostra evolução do mercado de trabalho privado de 2010 a 2024 nos EUA.

Pesquisa ADP, mercado de trabalho e política monetária: entenda relação

Para especialistas, o mercado de trabalho começa a desacelerar, ainda que de maneira gradual e em patamar apertado. A tendência fica mais clara em diversos números, conforme mais pessoas passam a buscar empregos. Em geral, o enfraquecimento é uma boa notícia para o banco central norte-americano, o Federal Reserve.

O Fed comunicou em sua última decisão que os indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem crescido em um ritmo sólido, diferentemente da percepção anterior de desaceleração. “Os ganhos do mercado de trabalho moderaram-se desde o início do ano passado, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego continuou baixa.”

O último payroll, no entanto, surpreendeu o mercado com a criação de 353 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de janeiro.

O payroll de fevereiro é divulgado na sexta-feira (8). Ainda mais tarde, nesta quarta-feira (6), o relatório Jolts é divulgado, com número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos.