Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Relatório Jolts: número de vagas nos EUA fica em 9 milhões em dezembro

Relatório Jolts: número de vagas nos EUA fica em 9 milhões em dezembro

O número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos em dezembro ficou praticamente estável, passando de 8,9 milhões para 9,0 milhões no período. Os dados são do relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (30) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

A projeção do mercado financeiro para o relatório Jolts de dezembro era de um volume menor de abertura de vagas, na linha de 8,7 milhões.

O relatório Jolts, assim como a pesquisa ADP — com divulgação na quarta-feira (31) —, antecedem o payroll, principal dado do mercado de trabalho norte-americano, que sai na sexta-feira (2).

Ao longo do mês, o número de contratações e o total de desligamentos também foram pouco alterados em 5,6 milhões (ante 5,5 milhões) e 5,36 milhões (ante 5,4 milhões).

Publicidade
Publicidade

O número de contratações foi de 5,6 milhões, contra 5,5 milhões no mês anterior, em 3,5%. Já os desligamentos saíram de 5,4 milhões para 5,36 milhões, sem mudanças na taxa de 3,4%.

Em dezembro, as vagas de emprego aumentaram nos serviços profissionais e empresariais em 239 mil, mas caíram 83 mil no comércio atacadista.

Relatório Jolts e política monetária: entenda relação

Para especialistas, o mercado de trabalho começa a desacelerar, ainda que de maneira gradual e em patamar apertado. A tendência fica mais clara em diversos números, conforme mais pessoas passam a buscar empregos. Em geral, o enfraquecimento é uma boa notícia para o banco central. 

O Federal Reserve comunicou recentemente que “os ganhos do mercado de trabalho diminuem lentamente desde o início do ano [de 2023], mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego continua baixa“.

O último payroll, no entanto, veio acima das projeções de 170 mil novas vagas, em 216 mil. O resultado representou uma aceleração em relação ao mês anterior, quando o país divulgou 173 mil novas posições.

Ainda assim, o mercado tem dificuldade para balizar suas apostas em relação aos juros, com a revisão constante de dados. Na última divulgação, os resultados do payroll de outubro e novembro foram revisados pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

Para outubro, o resultado foi de 150 mil para 105 mil novas vagas, enquanto a variação de novembro foi de 199 mil para 173 mil, cortando 71 mil postos abaixo do divulgado anteriormente.