O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,7% em agosto na comparação mensal, após alta de 0,4% em julho. Os dados da inflação ao produtor nos EUA foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.
O avanço do PPI na base mensal é o maior desde junho de 2022, de 0,9%. O acumulado nos últimos 12 meses encerrados em agosto é de 1,6%.
A inflação do setor produtivo veio acima do esperado pelo consenso de analistas do mercado financeiro, que previa alta de 0,4% na comparação mensal. A previsão, na base anual, era de alta de 1,2%.
O núcleo da inflação ao produtor, que exclui alimentos e energia, subiu 0,3% no mês e 3,0% na leitura anual. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do PPI teve alta de 3%, no maior avanço desde abril deste ano.

Mais de 60% do aumento no PPI pode ser atribuído aos preços da gasolina, que subiram 20%. Além disso, óleo diesel, querosene de aviação, bebidas, sucata de ferro e aço também registraram alta no período.
Por outro lado, os preços dos vegetais caíram 11,5%. Os índices de energia elétrica residencial e de produtos químicos industriais também diminuíram.
Vendas no varejo dos EUA sobem 0,6% em agosto
As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,6% em agosto, na comparação mensal, para US$ 697,6 bilhões. Em julho, o avanço foi de 0,7%, para US$ 696,4 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (17), com ajustes sazonais, pelo Departamento do Comércio.
A variação ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que projetavam alta de 0,1% no período.
Sem considerar automóveis, as vendas no setor varejista também registraram um aumento de 0,6% no confronto mensal de agosto.
Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem para 220 mil na semana
Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram 3 mil na semana encerrada em 9 de setembro, para 220 mil. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Departamento do Trabalho do país.
O dado da semana anterior, encerrada em 2 de setembro, foi revisado para cima, de 216 mil para 217 mil.
O resultado veio levemente abaixo das estimativas do mercado financeiro, de 225 mil novos pedidos na semana.