Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação ao produtor (PPI) nos EUA sobe 0,3% em julho, acima das projeções

Inflação ao produtor (PPI) nos EUA sobe 0,3% em julho, acima das projeções

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,3% em julho em relação ao mês anterior. Nos 12 meses encerrados em julho, o índice de demanda final teve alta de 0,8%, segundo dados do Departamento do Trabalho divulgados nesta sexta-feira (11).

O PPI veio acima das projeções de analistas do mercado financeiro, que estimavam uma alta de 0,2% na comparação mensal. Na comparação anual, a previsão era de avanço de 0,7%.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO

O núcleo do PPI, que exclui preços mais voláteis – alimentos, energia e serviços comerciais –, subiu 0,2% em julho, na maior elevação desde fevereiro (0,3%), após alta de 0,1% em junho. Nos 12 meses encerrados em julho, o núcleo da inflação ao produtor avançou 2,7%.

A alta do índice no mês foi atribuída aos preços do setor de serviços, que subiu 0,5%. 

PPI por categorias: variação no mês. Imagem: BLS

Publicidade
Publicidade

Inflação ao consumidor (CPI) avança 0,2% em julho

Na contramão do PPI, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,2% em julho, após alta de 0,2% no mês anterior. O número veio dentro das projeções do mercado.

No acumulado de 12 meses, a inflação nos EUA ficou em 3,2%. Os dados com ajuste sazonal foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

Analistas projetavam uma alta de 0,2% na leitura mensal e um avanço de 3,3% no acumulado de 12 meses.

O aumento se deve, em parte, à forma como os custos de energia são contabilizados no índice, já que na base anual, para julho, a inflação não reflete mais a queda expressiva dos preços flutuantes da gasolina em junho de 2022, quando a média era de US$ 5 por galão.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES