O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,3% em julho em relação ao mês anterior. Nos 12 meses encerrados em julho, o índice de demanda final teve alta de 0,8%, segundo dados do Departamento do Trabalho divulgados nesta sexta-feira (11).
O PPI veio acima das projeções de analistas do mercado financeiro, que estimavam uma alta de 0,2% na comparação mensal. Na comparação anual, a previsão era de avanço de 0,7%.
DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO
O núcleo do PPI, que exclui preços mais voláteis – alimentos, energia e serviços comerciais –, subiu 0,2% em julho, na maior elevação desde fevereiro (0,3%), após alta de 0,1% em junho. Nos 12 meses encerrados em julho, o núcleo da inflação ao produtor avançou 2,7%.
A alta do índice no mês foi atribuída aos preços do setor de serviços, que subiu 0,5%.

Inflação ao consumidor (CPI) avança 0,2% em julho
Na contramão do PPI, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos avançou 0,2% em julho, após alta de 0,2% no mês anterior. O número veio dentro das projeções do mercado.
No acumulado de 12 meses, a inflação nos EUA ficou em 3,2%. Os dados com ajuste sazonal foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho norte-americano.
Analistas projetavam uma alta de 0,2% na leitura mensal e um avanço de 3,3% no acumulado de 12 meses.
O aumento se deve, em parte, à forma como os custos de energia são contabilizados no índice, já que na base anual, para julho, a inflação não reflete mais a queda expressiva dos preços flutuantes da gasolina em junho de 2022, quando a média era de US$ 5 por galão.