Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Por que Trump não poderia ter um terceiro mandato?

Por que Trump não poderia ter um terceiro mandato?

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos ao derrotar sua adversária democrata Kamala Harris. Eleito o 47º presidente do país, Trump retorna à Casa Branca após quatro anos de sua derrota nas eleições de 2020, quando foi superado por Joe Biden. Agora, surge a dúvida: ele poderia concorrer a um terceiro mandato?

Seria possível?

De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, a resposta é que um terceiro mandato não seria possível. A proibição está estabelecida na Vigésima Segunda Emenda, que afirma:

“Nenhuma pessoa pode ser eleita para o ofício de Presidente mais do que duas vezes, e nenhuma pessoa que atuou como Presidente por mais de dois anos durante o mandato de outra pessoa eleita Presidente poderá ser eleita mais do que uma vez.”

Isso significa que, além de limitar o número de mandatos presidenciais a dois, a emenda também impede que o vice-presidente ou o presidente da Câmara dos Representantes assuma a presidência por mais de um mandato, caso a vaga se torne disponível durante o período de mandato de outro presidente.

Emenda ratificada como lei

Segundo o Centro Nacional Constitucional dos Estados Unidos, a Vigésima Segunda Emenda foi ratificada como lei em 1951, após a presidência de Franklin D. Roosevelt, que conquistou quatro mandatos consecutivos, um feito sem precedentes na história americana.

Roosevelt assumiu a presidência em 1933, em plena Grande Depressão, e permaneceu no cargo até sua morte, em 1945, governando por 12 anos. A ideia de limitar os mandatos presidenciais foi apoiada e aprovada pelo Partido Republicano como uma resposta à longa permanência de Roosevelt no poder.

Trump já falou sobre terceiro mandato

Durante um evento em maio de 2024, em um discurso para a Associação Nacional de Rifles (NRA), Trump fez um comentário aparentemente em tom de brincadeira sobre a possibilidade de continuar no cargo por mais tempo, caso ganhasse as eleições presidenciais naquele ano.

Ao mencionar Franklin D. Roosevelt (FDR), que foi o único presidente dos EUA a servir quatro mandatos, ele se questionou sobre a possibilidade de sua presidência ser considerada como “dois ou três mandatos”, sugerindo que, se vencesse a eleição de 2024, ele poderia continuar no poder além do limite de dois mandatos, como estabelecido pela emenda.

Ele poderia mudar a Constituição?

Em teoria, um membro do Partido Republicano poderia apresentar uma proposta para revogar a emenda constitucional que impede a reeleição para um terceiro mandato. Para que isso ocorra, seria necessário o apoio de dois terços dos membros de ambas as casas do Congresso dos Estados Unidos: o Senado e a Câmara dos Representantes.

Além disso, seria preciso realizar uma segunda votação, também exigindo a aprovação de dois terços dos congressistas, para aprovar uma nova emenda que substituiria a revogada. O cenário atual, com os resultados das recentes eleições, aponta que o Partido Republicano, liderado por Donald Trump, assumirá o controle do Senado e manterá a maioria na Câmara. Contudo, mesmo com esse controle, a composição das forças políticas no Congresso não garantiria uma maioria suficiente para viabilizar a aprovação de uma proposta como essa.

Embora legalmente viável, a revogação de uma emenda constitucional enfrenta um processo extremamente complexo e raramente ocorre na história política dos Estados Unidos, o que torna essa possibilidade remota, apesar da viabilidade jurídica.

Você leu sobre “Por que Trump não poderia ter um terceiro mandato?” Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!