Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Trump eleito: Milei, Bukele, Musk e outros líderes mundiais saúdam novo presidente

Trump eleito: Milei, Bukele, Musk e outros líderes mundiais saúdam novo presidente

Após garantir os votos necessários para conquistar um novo mandato na presidência dos Estados Unidos, Donald Trump recebeu felicitações de líderes ao redor do mundo. 

A projeção de vitória foi anunciada pela Associated Press (AP) na manhã desta quarta-feira (6), após Trump obter 270 delegados no Colégio Eleitoral. Em discurso de vitória, Trump celebrou a conquista, que imediatamente gerou repercussão internacional.

O presidente argentino, Javier Milei, foi um dos primeiros a parabenizar Trump, elogiando a “formidável” vitória eleitoral e expressando apoio. “Você sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos“, publicou Milei na rede social X.

No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro destacou a resiliência de Trump e comemorou o retorno do republicano à Casa Branca: “Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA (…). Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica.

Também nas Américas, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, celebrou a vitória de Trump, desejando bênçãos para o novo presidente dos EUA: “Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie.

O bilionário e empresário Elon Musk, que apoiou a campanha de Trump, comentou que a vitória representou um “mandato cristalino para a mudança”, em tom de apoio às políticas de Trump.

Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu saudou Trump e considerou seu retorno uma oportunidade para fortalecer a “grande aliança entre Israel e EUA.” “Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos, disse Netanyahu no X.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chamou Trump de “amigo” e expressou entusiasmo com a possibilidade de fortalecer os laços entre as nações: “Meus mais sinceros parabéns, meu amigo Donald Trump, por sua vitória eleitoral histórica. À medida que você dá continuidade aos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração.

Na Europa, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, reforçou a “aliança inabalável” entre os EUA e a Itália. “É um vínculo estratégico, que tenho certeza de que agora fortaleceremos ainda mais“, escreveu Meloni, uma aliada política de direita de Trump.

Em mensagem de apoio ao republicano, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou a abordagem de “paz através da força” como um princípio que acredita ser essencial para uma solução pacífica no conflito da Ucrânia. “Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz através da força’ nos assuntos globais”, declarou Zelensky.

Até mesmo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, se pronunciou sobre a vitória de Trump, aproveitando para mencionar os futuros eventos esportivos no país. “Teremos uma grande Copa do Mundo da FIFA e uma grande Copa do Mundo de Clubes da FIFA nos Estados Unidos da América! O futebol une o mundo”, declarou Infantino, destacando o papel do esporte na cooperação internacional.

Trump eleito: rivais ideológicos também parabenizam novo presidente

Líderes europeus, mesmo aqueles com alinhamentos ideológicos diferentes, também felicitaram Trump. 

O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou o republicano em uma mensagem sucinta na manhã desta quarta-feira, enquanto o chanceler alemão Olaf Scholz destacou a longa parceria entre Alemanha e Estados Unidos na promoção da prosperidade e liberdade no Atlântico.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, fez questão de expressar otimismo com a cooperação futura: “Parabéns, presidente eleito Trump, por sua vitória histórica nas eleições. A relação Reino Unido-EUA continuará a prosperar”, afirmou Starmer em publicação no X.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, também parabenizou Trump, reafirmando a importância de uma “parceria transatlântica forte” entre os dois países. 

Além dos europeus, aqui no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou parabenizando Trump por seu retorno à presidência dos EUA. “Democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. Desejo sorte e sucesso ao novo governo dos EUA”, declarou Lula em uma mensagem oficial.

China e Rússia fazem discursos mais cautelosos

O posicionamento da Rússia foi mais reservado. O presidente russo, Vladimir Putin, não enviou felicitações a Trump, com o Kremlin optando por cautela em suas declarações. 

O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que “não vamos esquecer que estamos falando de um país hostil que está direta e indiretamente envolvido na guerra contra nosso estado.” 

Ele também mencionou que a Rússia está acompanhando de perto as informações sobre as eleições nos EUA e não deve emitir uma avaliação oficial até observar “palavras e ações concretas” do governo Trump.

A China também se posicionou de forma cuidadosa. Embora sem mencionar Trump pelo nome, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse que a China espera manter uma “coexistência pacífica” com os Estados Unidos. 

Continuaremos focando e administrando as relações entre China e Estados Unidos com base nos princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação benéfica para todos”, declarou Mao. 

Ela reforçou que a política da China em relação aos EUA “tem sido coerente” e considerou a eleição presidencial americana um assunto interno, declarando: “Respeitamos a escolha do povo americano.

Você leu sobre Trump eleito. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!