Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Pesquisa ADP: setor privado dos EUA cria 99 mil vagas em agosto, abaixo das projeções

Pesquisa ADP: setor privado dos EUA cria 99 mil vagas em agosto, abaixo das projeções

O setor privado dos Estados Unidos registrou a criação de 99 mil novas vagas em agosto, abaixo das projeções do mercado financeiro, de 144 mil novos postos. Os dados são da pesquisa ADP, do ADP Research Institute e o Stanford Digital Economy Lab, divulgados nesta quinta-feira (5).

Em julho, o setor privado dos EUA criou 111 mil novas vagas, com o dado já revisado de 122 mil novas posições.

A pesquisa ADP, considerado uma prévia do payroll — dado oficial do mercado de trabalho norte-americano —, apontou que, no período, os salários anuais aumentaram 4,8% em termos anuais para os que permaneceram no emprego. Este é o ritmo de crescimento mais lento desde agosto de 2021.

Pesquisa ADP dos EUA

Os ganhos salariais anuais para quem mudou de emprego recuaram para 7,3%.

O mercado de trabalho continuou a esfriar em agosto, mostrou a pesquisa. A criação de postos entre empregadores privados desacelerou pelo quinto mês consecutivo e o crescimento salarial ficou estável.

Nela Richardson, economista-chefe da ADP, avalia que a queda do mercado de trabalho levou a uma contratação mais lenta do que o normal após dois anos de crescimento descomunal. “Outro indicador a ser observado é o crescimento salarial, que está se estabilizando após uma desaceleração dramática pós-pandemia.”

Grandes e médias empresas acrescentaram 42 mil e 68 mil empregos, respectivamente. Por outro lado, posições em pequenas empresas diminuíram em 9 mil.

Pesquisa ADP: mercado de trabalho desaquecido

Os dados do setor privado são a segunda de três divulgações relevantes do mercado de trabalho norte-americano desta semana.

Na sexta-feira (6) há divulgação do payroll, dado oficial de emprego dos EUA, que contabiliza vagas abertas no setor privado e também público. Um número muito abaixo de 164 mil pode aumentar o receio de recessão nos EUA. Vale lembrar, o payroll de julho, juntamente com a alta de juros no Japão, derrubaram fortemente as bolsas mundiais no início de agosto.

Nos EUA, é aguardado um corte de juros em 18 de setembro, mas as apostas ainda se dividem entre 25 e 50 pontos-base. Os dados de trabalho podem ajustar as perspectivas.

Na quarta-feira (4), o relatório Jolts veio abaixo do esperado. O número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos passou de 7,910 milhões em junho, com dado já revisado, para 7,673 milhões em julho. A estimativa dos analistas era de um volume maior de abertura de vagas, em 8,090 milhões.