Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA criam 152 mil vagas no setor privado, mostra pesquisa ADP

EUA criam 152 mil vagas no setor privado, mostra pesquisa ADP

Os Estados Unidos registraram a criação de 152 mil novas vagas de emprego no setor privado em maio, abaixo das projeções do mercado, de 173 mil novos postos. Os dados são da pesquisa ADP, produzida pela ADP Research Institute e o Stanford Digital Economy Lab, divulgados nesta quarta-feira (5).

No mês de abril, os EUA criaram 188 mil vagas, segundo a pesquisa ADP.

O relatório, considerado uma prévia do payroll — dado oficial do mercado de trabalho norte-americano —, apontou que, no período, os ganhos de emprego foram mais lentos devido a um declínio acentuado na indústria. Os setores de lazer e hotelaria também apresentaram menos contratações.

Nela Richardson, economista-chefe da ADP, destaca que os ganhos de emprego e o crescimento salarial estão desacelerando em direção ao segundo semestre do ano. “O mercado de trabalho está sólido, mas estamos monitorando sinais de fraqueza ligados tanto aos produtores como aos consumidores.

Publicidade
Publicidade
Pesquisa ADP

Os ganhos salariais anuais para quem mudou de emprego recuaram pelo segundo mês, enquanto os salários aumentaram 7,8%. O crescimento salarial dos que permaneceram no emprego manteve-se estável pelo terceiro mês, em 5%.

O dado da pesquisa ADP divulgado em abril foi revisado para baixo, saindo de 192 mil para 188 mil vagas criadas no mês.

Pesquisa ADP: mercado de trabalho e política monetária

O dado da ADP representa uma desaceleração em relação ao mês anterior. Na véspera, o relatório JOLTS revelou que o número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos passou de 8,355 milhões em março, com dado já revisado, para 8,059 milhões em abril.

A divulgação do relatório Jolts marcou o início da semana de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. O dado oficial e mais relevante, o payroll, é divulgado na sexta-feira (7).

Na última divulgação do payroll, o número de vagas criadas veio abaixo do consenso do mercado, que ia a 245 mil posições. Além disso, houve alta na taxa de desemprego, ainda que baixa, a 3,9%, mas maior do que o observado na mínima dos últimos meses.

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, apontou na época para um crescimento em ritmo mais lento e desaceleração do mercado de trabalho dos EUA. “Tudo isso é boa notícia para o banco central, uma vez que a preocupação é se a inflação parou de cair, e surgem pressões no mercado de trabalho. Claramente isso não está acontecendo.

O mercado projeta dois cortes nos juros dos EUA, em setembro e dezembro, que é o call da EQI Asset.