A Receita Federal recebeu, até esta segunda-feira (7), mais de 9,3 milhões de declarações do Imposto de Renda (IRPF) de 2025. O volume representa 20,34% do total de 46,2 milhões de documentos esperados até o fim do prazo de entrega, que se encerra às 23h59 do dia 30 de maio.
Desde o início do mês, quando a declaração pré-preenchida passou a ser disponibilizada com todos os dados atualizados, 4.028.967 contribuintes optaram por esse formato. O envio da versão pré-preenchida, que facilita o preenchimento com dados já fornecidos por empresas e instituições financeiras, sofreu atraso este ano devido à greve dos auditores fiscais da Receita.
O prazo oficial de entrega começou em 17 de março, mas o programa gerador da declaração já estava disponível para download desde o dia 13. A expectativa da Receita é de que o número de declarações supere o do ano passado, quando foram recebidos 43,2 milhões de documentos — um crescimento estimado de quase 7%.
Veja quem deve entregar a declaração do Imposto de Renda
Estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 em 2024, além daqueles que obtiveram receita bruta acima de R$ 169.440 com atividade rural. Ficam dispensadas da declaração pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais ao longo do ano, exceto se se enquadrarem em outros critérios legais de obrigatoriedade.
Leia também:
- Como declarar ação no Imposto de Renda?
- Como declarar dólares no imposto de renda?
- Carros, joias e obras de arte: é preciso declarar tudo no Imposto de Renda?
A Receita recomenda que os contribuintes não deixem a entrega para a última hora, a fim de evitar sobrecarga no sistema e possíveis erros no preenchimento.
Restituições
A Receita Federal divulgou o calendário oficial de restituições do Imposto de Renda, que será realizado em cinco lotes, entre os meses de maio e setembro. As datas dos pagamentos são as seguintes:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º e último lote: 30 de setembro
Neste ano, haverá uma mudança no critério de prioridade para o pagamento das restituições. Terão preferência os contribuintes que utilizarem, simultaneamente, a declaração pré-preenchida e a opção de recebimento via Pix. Até 2024, a prioridade era concedida a quem usasse apenas uma das duas ferramentas.
Você leu sobre imposto de renda. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!