O índice de atividade industrial Empire State, elaborado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, recuou para -43,7 em janeiro, de -14,5 em dezembro. Este é o menor nível desde maio de 2020, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16).
Analistas ouvidos pela FactSet projetavam a atividade industrial nos EUA, medida pelo Empire State, em -6,5 em janeiro.
O subíndice de novas encomendas recuou a -49,4 em janeiro, de -11,3 em dezembro. O emprego, por outro lado, subiu de -8,4 a -6,9 no período, informou o Empire State.
Na atividade industrial, os estoques recuaram de -5,2 a -7,4 na base mensal, enquanto o índice de embarques caiu a -31,3, do patamar anterior de -6,4.
O índice de preços recebidos recuou de 11,5 em dezembro para 9,5 em janeiro, enquanto os preços pagos avançaram a 23,2 no período, de 16,7 no mês anterior.
PMI composto dos EUA sobe a 50,9 em dezembro
Em dezembro, o PMI composto dos Estados Unidos, que agrega dados de serviços e indústria, apresentou uma leve alta, passando de 50,7 para 50,9 em dezembro. O resultado, no entanto, foi impulsionado pelo setor de serviços.
Chris Williamson, economista-chefe de Negócios da S&P Global, comentou que parte da melhoria nos serviços ofuscou uma recessão registada na manufatura.
“Certo apoio aos serviços financeiros, em particular, provém da recente flexibilização das condições financeiras, em um contexto de esperanças crescentes de cortes nas taxas de juros em 2024 [nos Estados Unidos]“, observa.