Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação ao produtor nos EUA recua 0,1% em dezembro

PPI: inflação ao produtor nos EUA recua 0,1% em dezembro

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apresentou deflação de 0,1% em dezembro na comparação mensal, após estabilidade em novembro. Os dados da inflação ao produtor nos EUA foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

Em uma base não ajustada, a inflação ao produtor nos EUA subiu 1,0% em 2023, depois de ter aumentado 6,4% em 2022. O mercado projetava uma alta de 0,1% na base mensal do PPI e de 1,3% na anual.

O núcleo da inflação ao produtor nos EUA, que exclui preços mais voláteis como alimentos e energia, ficou estável em dezembro, abaixo da expectativa de 0,2% do mercado. Em 2023, a alta do núcleo do PPI foi de 2,5%, após avanço de 4,7% em 2022.

O índice de bens de demanda caiu 0,4% em dezembro, na terceira queda consecutiva. No período, quase 60% do recuo pode ser atribuído a uma queda de 1,2% nos preços da energia. O índice de alimentos caiu 0,9%, enquanto os preços dos bens menos alimentos e energia permaneceram inalterados.

No mês, metade da queda do índice de procura final de bens deve-se aos preços do diesel, que caíram 12,4%. Os preços de combustível de aviação, ovos para uso fresco, refrigerantes não gaseificados, carros, oleaginosas, entre outros, também caíram. Em contrapartida, os preços da gasolina subiram 2,1%.

CPI: inflação nos EUA sobe 0,3% em dezembro; no ano, avanço é de 3,4%

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos teve alta de 0,3% em dezembro na comparação mensal, após avanço de 0,1% em novembro. Os dados do CPI com ajuste sazonal foram divulgados na quinta-feira (11) pelo Departamento do Trabalho norte-americano e vieram levemente acima da projeção do mercado, de alta de 0,2%.

No ano, a inflação nos EUA acumulada foi de 3,4%, acima das estimativas do mercado, de avanço de 3,2%.

O núcleo do CPI, que desconsidera preços mais voláteis, como de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,3%, ficando estável em relação à variação de novembro. Na comparação anual, o avanço foi de 3,9%.

O núcleo da inflação nos EUA é monitorado de perto pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, para as decisões de política monetária. A autoridade monetária tem uma meta de 2% no ano. O Fed volta a decidir sobre os juros dos EUA nos dias 30 e 31 de janeiro.

Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, avalia que o “resultado nos informa que o Fed terá de continuar atento aos dados nos próximos meses para se convencer de que a inflação irá convergir para a meta de 2% em 2024.” O cenário de corte de juros do mercado para março deve ser empurrado para frente, parecendo pouco provável para agora. “Nossa projeção é de que os cortes tenham início em junho ou julho nos EUA.”