Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI composto do Brasil cai a 50,0 em dezembro, informa S&P Global

PMI composto do Brasil cai a 50,0 em dezembro, informa S&P Global

O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Brasil, que une a atividade industrial e de serviços do país, caiu para 50,0 pontos em dezembro, de 50,7 pontos em novembro. Os dados do PMI composto foram divulgados pela S&P Global nesta quinta-feira (4).

A leitura do PMI composto do Brasil superior a 50 pontos indica expansão da atividade; abaixo disso, implica em retração.

A S&P Global afirmou que o resultado do PMI composto do Brasil decorre de um crescimento menos intenso de serviços, enquanto a produção industrial “teve um declínio mais rápido“. O PMI de serviços caiu de 51,2 pontos em novembro para 50,5 em dezembro.

A economia de serviços registrou expansão ao longo do quarto trimestre, embora o crescimento tenha perdido força em dezembro, enquanto que, do outro lado do espectro, o setor industrial registrou uma quarta queda consecutiva na produção“, disse Pollyanna de Lima, diretora associada econômica da S&P Global Market Intelligence.

Publicidade
Publicidade

Segundo a diretora da pesquisa, coletivamente, a confiança em relação ao futuro melhorou, atingindo um pico de quatro meses, com o otimismo associado à esperança de melhores condições econômicas, estabilidade de preços e tendências de demanda mais positivas.

Pelo terceiro mês consecutivo, os provedores de serviços brasileiros registraram um aumento na entrada de novos negócios no final de 2023. Apesar disso, o ritmo de expansão foi moderado e o mais fraco durante esse período. Embora a resiliência da demanda tenha sustentado as vendas em algumas empresas, outras indicaram escassez de novos pedidos.

PMI composto dos EUA sobe a 50,9 em dezembro

O PMI composto dos Estados Unidos, que agrega dados de serviços e indústria, apresentou uma leve alta, passando de 50,7 para 50,9 em dezembro.

O resultado foi fortemente influenciado pelo PMI de serviços dos EUA, que subiu de 50,8 em novembro para 51,4 em dezembro, no nível mais alto da atividade desde julho de 2023.

O dado ficou acima do consenso do mercado, de 51,3.

Na pesquisa, a agência relatou uma melhoria nas condições da demanda, a um ritmo melhor de novas encomendas por procura mais forte dos clientes. Muitos afirmaram que o movimento resultou do aumento de gastos com publicidade.

Chris Williamson, economista-chefe de Negócios da S&P Global, comentou que parte da melhoria nos serviços ofuscou uma recessão registada na manufatura.

Certo apoio aos serviços financeiros, em particular, provém da recente flexibilização das condições financeiras, em um contexto de esperanças crescentes de cortes nas taxas de juros em 2024 [nos Estados Unidos]“, observa.

PMI de serviços da China expande no ritmo mais rápido em 5 meses, mostra Caixin

O PMI de serviços da China expandiu no ritmo mais rápido em cinco meses, diante de um aumento expressivo nos novos negócios, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira (4). O índice de gerentes de compras avançou para 52,9 em dezembro, de 51,5 em novembro, segundo a S&P Global em parceria com o Caixin Insight Group.

Os dados, no entanto, contrastaram com a pesquisa oficial divulgada no domingo, que mostrou encolhimento da atividade de serviços ao final de 2023.

Segundo o PMI Caixin, as empresas atribuíram a melhora nos serviços ao aumento do número de clientes e gastos, ajudadas pelo volume robusto de novos negócios.

PMI composto da zona do euro fica estável

O PMI composto da zona do euro ficou estável em 47,6 em dezembro, no sétimo mês abaixo da linha média. Com isso, o ritmo sinaliza um declínio moderado, porém sustentado, da atividade empresarial em toda a região.

O PMI do setor de serviços da zona do euro subiu marginalmente para 48,8 em dezembro, de 48,7 em novembro, ficando pelo quinto mês seguido abaixo da linha de 50,0, segundo pesquisa da S&P Global em parceira com o banco HCOB.

Os dados mostraram leituras abaixo de 50,0, em território de contração, em todos os meses no terceiro e quarto trimestres de 2023.

Grande parte desse movimento foi puxado por baixa procura por serviços na zona do euro no final do ano, que continuou fraca. A taxa de declínio nas receitas de novos negócios foi a mais branda desde julho de 2023.