O Banco Central do Brasil divulgou nesta sexta-feira (11) o ranking Top 5, com as instituições financeiras que mais acertam nas projeções econômicas.
Em julho, na categoria do IPCA, que trabalha com as projeções para a inflação oficial, a EQI Asset apareceu pelo quarto mês consecutivo entre as três primeiras colocadas.
O sistema de classificação considera as projeções feitas por mais de 100 instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, levando em conta o índice de acerto de suas estimativas.
A projeção para o ano da gestora é de 4,9%. Para 2024, é de 3,7% ao ano.
- Leia também: IPCA sobe 0,12% em julho, após deflação
O que é o ranking Top 5 da Pesquisa Focus?
Para incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva dos participantes da pesquisa e reconhecer o esforço analítico, o BC elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazos.
As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias além de, em alguns casos, empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.
Mensalmente, são divulgados rankings Top 5 de curto prazo, enquanto trimestralmente são divulgados rankings Top 5 de médio prazo.
No ranking de curto prazo, avalia-se a precisão das projeções com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos três meses.
Já o ranking de médio prazo considera a precisão média das projeções para um trimestre nos três meses do trimestre anterior.
Os rankings anuais de curto e médio prazos avaliam a consistência das instituições nos respectivos rankings mensais e trimestrais, de curto e médio prazos.
Os rankings anuais de longo prazo (ano corrente e ano seguinte) são divulgados em janeiro de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual publicado no ano subsequente ou no segundo ano à frente.
Os rankings móveis mensais consideram a precisão das projeções para a variação acumulada do IPCA nos próximos 12 meses ou nos 12 meses encerrados no 24º mês à frente.
As medianas das variáveis projetadas pelas cinco instituições que mais acertam (as Top 5) são divulgadas nas séries históricas para os rankings mensais de curto e médio prazos e para o ranking anual de longo prazo (ano corrente).
Você leu sobre as instituições financeiras que mais acertam nas projeções econômicas. Se quiser aprender mais sobre cenário macroeconômico e a investir com assertividade, participe da Money Week.