Na fase decisiva das eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA), Kamala Harris e Donald Trump competem voto a voto nos chamados swing states, ou estados-pêndulo — aqueles onde a preferência entre os candidatos não é clara e que, por isso, podem determinar o resultado final.
Uma pesquisa divulgada no domingo (3) pelo The New York Times, em parceria com o Siena College, mostra Kamala ligeiramente à frente em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, enquanto Trump lidera no Arizona. Já em Michigan, Geórgia e Pensilvânia, ambos os candidatos estão empatados.
Esses resultados nos sete estados estão dentro ou muito próximos da margem de erro amostral, de 3,5 pontos percentuais, indicando que ainda não há uma liderança consolidada.
Há anos as pesquisas eleitorais não mostram uma disputa tão acirrada em tantos estados americanos. Esse cenário torna o resultado final incerto, especialmente nesta etapa final da campanha.
Por essa razão, ambos os partidos estão direcionando seus esforços de campanha para os sete estados-pêndulo.
Kamala lidera entre os que já votaram
A pesquisa Times/Siena, realizada por telefone, aconteceu enquanto mais de 70 milhões de eleitores já haviam votado, conforme dados do Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida. Cerca de 40% dos eleitores entrevistados nesses sete estados informaram que já votaram, com Kamala liderando por oito pontos entre esses votantes. Trump, por outro lado, possui vantagem entre aqueles que ainda não votaram, mas pretendem fazê-lo.
A escolha do próximo presidente dos EUA será concluída na terça (5).
- NEVADA: Kamala (49%) e Trump (46%)
- CAROLINA DO NORTE: Kamala (48%) e Trump (46%)
- WISCONSIN: Kamala (49%) e Trump (47%)
- GEÓRGIA: Kamala (48%) e Trump (47%)
- PENSILVÂNIA: Kamala (48%) e Trump (48%)
- MICHIGAN: Kamala (47%) e Trump (47%)
- ARIZONA: Trump (49%) e Kamala (45%)
Eleições nos EUA: convite para série especial
Para explicar para o investidor a relevância das eleições americanas e o impacto no mercado financeiro, a Monett reuniu três grandes autoridades nos mercados brasileiro e estadunidense para revelar tudo o que você precisa saber sobre esse grande evento em uma minissérie de três capítulos.
A minissérie foi feita para ajudar a saber como investir antes e depois das eleições nos EUA. Para assistir gratuitamente à minissérie completa é só CLICAR AQUI ou no botão abaixo.
Leia também:
- Swing states: a relevância dos estados-chave nas eleições americanas
- Eleições Americanas: o dólar está no centro do debate
- Como a eleição nos EUA afeta o mercado cripto?
Você leu sobre eleição nos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!