Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
Como a eleição nos EUA afeta o mercado cripto?

Como a eleição nos EUA afeta o mercado cripto?

Desde o atentado sofrido por Trump no último sábado (13), o aumento de mais de 10% no valor do bitcoin tem sido um indicativo da direção que o mercado de criptomoedas tende a tomar durante a eleição nos EUA, entre o atual presidente democrata Joe Biden e o ex-presidente republicano Donald Trump.

A análise dos especialistas é que a tentativa de assassinato fortalece a candidatura do republicano, aumentando seu favoritismo na corrida eleitoral. Logo após o atentado, a principal criptomoeda do mundo subiu mais de 5% em poucas horas.

Leia também:

Eleições nos EUA e o mercado de cripto

Trump, conhecido por seu apoio às criptomoedas, confirmou sua presença na Bitcoin Conference, que ocorrerá de 25 a 27 deste mês em Nashville, Tennessee, mesmo após o atentado sofrido no sábado.

Além disso, nesta segunda-feira (15), Trump anunciou o senador J.D. Vance como seu vice na chapa. O congressista tem trabalhado diretamente na criação de uma legislação que favoreça a adoção das criptomoedas nos Estados Unidos.

Democratas de Biden

Segundo os agentes do mercado, os democratas têm travado o desenvolvimento do setor. Isso é refletido nos posicionamentos anti-cripto do presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), Gary Gensler, que têm emperrado o progresso do setor, apesar de o regulador ter liberado os ETFs de bitcoin este ano.

A candidatura do atual presidente dos EUA está em xeque, pois muitos envolvidos em sua campanha (e outros fora dela) estão sugerindo que Biden deixe a disputa devido a questões de saúde. Nesse caso, os democratas indicariam outro candidato à presidência.

Em entrevista ao Valor Investe, Beto Fernandes, analista da Foxbit, pontua que, apesar de Trump ter sido um grande crítico das criptomoedas no passado, ele e seu partido mudaram bastante o discurso recentemente. “Se eleito, isso pode indicar que algumas decisões para o setor sejam mais flexíveis ou, pelo menos, aceleradas.”

Fernandes destaca ainda que o governo Biden tem o mérito de “trazer mais praticidade ao setor, como os ETFs”. “Porém, o processo ainda é bastante moroso, e a SEC se mostra disposta a permanecer fazendo jogo duro.”

Valter Rebelo, chefe de ativos digitais da Empiricus Research, ressalta que a avaliação dos mercados de risco em relação a Trump é positiva. Segundo ele, o candidato republicano defende “corte de impostos, incentivos tributários e a adoção do bitcoin como reserva de valor.”

Você leu sobre eleições nos EUA e cripto. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!