O pagamento de dividendos é um dos principais atrativos para quem investe em ações no Brasil. Por isso, os investidores procuram empresas que oferecem os maiores rendimentos para compor sua carteira de investimentos.
Segundo um estudo do consultor financeiro Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, a Marfrig ($MRFG3) foi a ação brasileira que mais pagou, de forma proporcional, dividendos no Brasil. O dividend yield (DY) da companhia atingiu 29,83%, colocando-a no topo do ranking das maiores distribuidoras de proventos do ano.
Além da Marfrig, outra empresa que chamou atenção foi a Petrobras ($PETR3; $PETR4). A petrolífera, tradicionalmente uma das favoritas dos investidores que buscam renda passiva, apresentou um DY de 20,56% para as ações preferenciais (PETR4) e 19,94% para as ações ordinárias (PETR3).
O setor elétrico manteve seu histórico de boas pagadoras de dividendos, com a presença de empresas como Cemig ($CMIG4), Eletrobras ($ELET6), Taesa ($TAEE11) e CPFL Energia ($CPFE3), que figuram entre as principais companhias com retornos expressivos para acionistas.
No setor financeiro, Banco do Brasil ($BBAS3), BB Seguridade ($BBSE3), Caixa Seguridade ($CXSE3) e Itaú Unibanco ($ITUB4) se destacaram como algumas das empresas mais generosas em distribuição de dividendos.
Já entre as commodities, empresas de petróleo e mineração tiveram forte presença no ranking, como PetroReconcavo ($RECV3), CSN Mineração ($CMIN3), Bradespar ($BRAP4) e Vale ($VALE3). Além disso, o setor de proteínas foi representado pela gigante JBS ($JBSS3), que também apresentou um dividend yield elevado no ano.
Veja abaixo o top-20 das maiores pagadoras de dividendos de 2024, conforme o levantamento da Elos Ayta:
- Marfrig ($MRFG3) – 29,83%
- Petrobras ($PETR4) – 20,56%
- Petrobras ($PETR3) – 19,94%
- Cemig ($CMIG4) – 14,70%
- PetroReconcavo ($RECV3) – 13,13%
- JBS ($JBSS3) – 12,53%
- Caixa Seguridade ($CXSE3) – 10,70%
- CSN Mineração ($CMIN3) – 10,03%
- Banco do Brasil ($BBAS3) – 9,44%
- Bradespar ($BRAP4) – 9,25%
- Marcopolo ($POMO4) – 8,72%
- Eletrobras ($ELET6) – 7,98%
- BB Seguridade ($BBSE3) – 7,91%
- Santos Brasil ($STBP3) – 7,73%
- Taesa ($TAEE11) – 7,68%
- Petz ($PETZ3) – 7,54%
- CPFL ($CPFE3) – 7,25%
- Itaú ($ITUB4) – 7,24%
- Vale ($VALE3) – 7,21%
- Vibra ($VBBR3) – 6,88%
E para 2025? Quem serão as melhores pagadoras de dividendos?
A Elos Ayta Consultoria projeta que as empresas que devem manter dividend yields elevados em 2025. Para chegar nesta conclusão, o estudo seguiu os seguintes critérios:
- DY projetado para 2025 igual ou superior a 6%.
- Cálculo baseado no preço da ação no final de 2024 e na manutenção do mesmo volume de proventos.
- Exclusão de empresas com baixa liquidez (volume médio diário abaixo de R$ 5 milhões).
- Empresas que registraram lucro em 2023 e nos primeiros nove meses de 2024.
- Manutenção das políticas de distribuição de dividendos de 2024.
Segundo o levantamento, oito empresas projetam DY superior a 10% em 2025, com a liderança ficando com a Log Commercial Properties ($LOGG3), que apresenta projeção de 13,41%. Copasa ($CSMG3) e Odontoprev ($ODPV3) também figuram entre as empresas com estimativa de retorno superior a 13%.
- Leia também: Dividendos: escolha os “melhores barcos” para navegar na renda variável
- IPCA+ ou VALE3: qual a melhor oportunidade no momento?
- Melhores dividendos 2025: saiba como lucrar com proventos
EQI Research e a estratégia para dividendos
A Carteira Recomendada de Dividendos da EQI Research possui algumas das maiores pagadoras de dividendos do Brasil, como Petrobras, Itaú, Banco do Brasil, CPFL e Brasil Seguridade.
O relatório assinado pelos analistas João Pedro Zanott e Tiago Maciel reforça a importância de escolher empresas sólidas para compor uma carteira focada em dividendos. Segundo eles, é importante investir em companhias resilientes, que apresentem baixa alavancagem e geração de caixa robusta. “Se você quer navegar em mares tranquilos, escolha um bom barco”, enfatizam os especialistas.
Os analistas ressaltaram ainda que a carteira de janeiro se manteve inalterada para janeiro, considerando que as empresas selecionadas possuem fundamentos sólidos e boas perspectivas de distribuição de proventos ao longo de 2025.
“Esperamos distribuições de dividendos robustas ao longo de todo o ano, mas com forte concentração já no primeiro trimestre”, concluem.
Para ter acesso ao conteúdo completo da Carteira de Dividendos da EQI Research e conhecer as teses por trás dela, clique aqui.
Você leu sobre a ação brasileira que mais paga dividendos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!